Campo Grande registra média de nove casos de dengue por dia em 2025
Nos primeiros 20 dias de 2025, a Sesau notificou 189 casos de dengue em Campo Grande
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em meio ao clima quente e chuvoso, característico da verão, a proliferação do mosquito transmissor da dengue, têm se tornado preocupante em todo Mato Grosso do Sul. Somente nos primeiros 20 dias de 2025, Campo Grande registrou 189 casos de dengue, o que corresponde a uma média de mais de 9 noticiações por dia.
O aumento da umidade e o acúmulo de água criam o ambiente perfeito para o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue, mas também o Zika vírus e a chikungunya. Por isso, é fundamental que a população redobre os cuidados preventivos.
Dengue tipo 3
Conforme a Sesau, embora o sorotipo DENV3 tenha surgido em estados vizinhos e exija atenção especial das autoridades de saúde, em Campo Grande não registrou casos da chamada, dengue tipo 3.
Secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que, em 2024, o município registrou mais de 12 mil notificações de casos suspeitos de dengue. No entanto, nenhum deles testou positivo para o sorotipo DENV3.
“Já há registros em outros estados, o que é preocupante. Contudo, precisamos continuar mantendo os quintais limpos e adotando todas as medidas de prevenção, pois o calor e as chuvas são condições ideais para o aumento do mosquito transmissor dessas doenças. Cada um de nós precisa fazer a sua parte”.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, o momento pede uma maior atenção as ações, prevenção, monitoramento e combate às arboviroses, para evitar a chegada do sorotipo circulante no país em Campo Grande.
“Desde 2007 não temos registros deste sorotipo no município, mas sabemos que a transmissão pode ser rápida. Como qualquer nova onda de transmissão que surge no país, isso exige uma atenção redobrada de todos nós”.
Prevenção
Em meio a alta incidência, a prefeitura implementou as seguintes ações:
- Vacinação contra a dengue: em Campo Grande a vacina está disponível para o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (10 a 14 anos), com esquema de duas doses e intervalo de três meses. A vacinação é uma das ferramentas para controlar a disseminação da doença. A ampliação temporária contemplou pessoas de 4 a 59 anos.
- Fumacê e bloqueios químicos: o serviço recorrente em diversos bairros de Campo Grande, com a utilização de máquinas de pulverização para combater a infestação do mosquito, com monitoramento constante das áreas de maior risco.
- Mutirões de limpeza: ao longo de todo o ano, a Sesau realiza ações comunitárias para eliminar focos de proliferação do mosquito, com a participação ativa da população e voluntários.
- Capacitação dos agentes de saúde: treinamentos contínuos têm sido empregados para os agentes de combate às endemias, visando otimizar o controle do vetor no município.
Sintomas
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Além disso, a SES recomenda estar atento aos sinais de alarme, que podem incluir dor abdominal intensa, vômitos persistentes, diarreia, fadiga e sangramento de mucosas.
Nesse cenário, é essencial adotar medidas para evitar a proliferação e contaminação:
- Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d’água ou caixas d’água;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
- Fazer sempre a manutenção de piscinas.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Moradores ficam sem indenização e ainda precisam conviver com fedor irreparável no Parque do Lageado
- Duas pessoas são presas por deixar travesti com 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- VÍDEO: Mulher cai de terceiro andar do Condomínio “Carandiru” em Campo Grande
- Missionária sul-mato-grossense morre de malária em Angola
Últimas Notícias
Criança desaparecida há dois dias é localizada com desconhecida em Nova Andradina
O menino foi encontrado com a mulher e outras crianças. Ele foi devolvido à mãe
MPMS manda prefeito de Ivinhema rescindir contrato com escritório de advocacia por falta de licitação
Promotor não concordou com justificativa da prefeitura para fazer a contratação direta
Com alta dos casos de dengue, MS vai receber 41,7 mil testes rápidos do Ministério
A ação inédita acontece em período de alta de casos da doença, que cresce em época de verão
Dois são presos transportando maconha em rodovias federais de Mato Grosso do Sul
Veículos eram roubados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.