Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande receberá 625 testes rápidos de dengue na próxima semana, afirma Sesau

Os testes serão aplicados conforme critérios clínicos
Jennifer Ribeiro -
Teste rápido de dengue (Reprodução, Sesau)

Paralelo ao aumento no número de casos confirmados de em , a (Secretaria Municipal de Saúde) anunciou que, a partir da próxima semana, a população de terá acesso ao teste rápido para diagnóstico de dengue nas dez Upas (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), como medida para identificar a doença.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme a secretária municipal de saúde, Rosana Leite, os testes não serão disponibilizados para atendimento espontâneo e serão aplicados conforme critérios clínicos específicos determinados pelo médico.

“O teste rápido será realizado apenas em pessoas que apresentem sintomas compatíveis com a dengue, como febre, dor muscular e dores no corpo, durante os primeiros cinco dias após o início dos sintomas”, explicou.

Procedimento

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, explica que o primeiro passo do atendimento é a avaliação médica. Quando o paciente chega à unidade, ele é atendido por um profissional que avaliará seu quadro clínico e, caso esteja dentro dos critérios, o teste rápido será indicado.

“O teste funciona como uma triagem, auxiliando o médico no diagnóstico e na definição da conduta a ser seguida”, pontua.

Caso o resultado do teste seja negativo, outros exames poderão ser realizados para investigar outras possíveis causas dos sintomas.

“É um exame simples, similar ao teste rápido de Covid-19, em que se coleta uma gota de sangue do paciente e a coloca em um dispositivo para detecção da presença do vírus da dengue. O teste é bastante ágil e facilita a conduta médica”, detalha Veruska.

Em Campo Grande, há poucos registros de casos de dengue. Por este motivo, o município receberá um número limitado de testes, com previsão de 625 unidades. Conforme o levantamento realizado pelo Estado, os testes serão distribuídos conforme a incidência da doença, priorizando locais com maior demanda por atendimento.

Distribuição de testes

Conforme a Sesau, a distribuição dos testes será realizada com base no volume de atendimentos relacionados à dengue, priorizando as unidades mais procuradas.

Conforme o Informe Semanal n.º 143 da Sala de Situação de Arboviroses de Campo Grande, referente à semana epidemiológica 06 (02/02/2025 a 08/02/2025), a cidade registrou 517 casos notificados de dengue até o momento. Não houve confirmação de óbitos relacionados à doença, embora um caso estivesse em investigação, mas já foi descartado para dengue e chikungunya.

Os bairros de Campo Grande com maior risco de incidência de dengue são: Cabreúva, Cruzeiro, Chácara dos Poderes, Guanandi, Estrela Dalva, Vila e Lageado.

Os moradores dessas regiões devem redobrar a atenção, colaborando na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Companheiro é esfaqueado pela mulher por causa do filho adolescente em Campo Grande

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança no Aero Rancho

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Últimas Notícias

Polícia

Trio de traficantes é preso com mais de meia tonelada de maconha em Caarapó

Abordagem da PRF aconteceu na rodovia MS-156

Trânsito

Motociclista morre ao ser ‘fechado’ por motorista e bater em carreta parada na BR-262

Motociclista teria sinalizado que faria um desvio, mas foi ‘fechado’ pelo carro

Polícia

Marido mata a facadas ex-amante de mulher no Coophavila em Campo Grande

Autor foi encontrado escondido em uma casa e acabou preso

Polícia

Polícia paraguaia prende brasileiro suspeito de matar advogado na fronteira com MS

Crime aconteceu no dia 2 de julho em Pedro Juan Caballero