Desde o início de abril, Campo Grande vive pico de doenças respiratórias e o número de pessoas infectadas já passa de 1,3 mil este ano. Mais da metade dos infectados com as SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) são crianças de zero a 9 anos.
Os dados atualizados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) mostram que sobe, semana a semana, o número de pessoas infectadas e que, consequentemente, precisam de internação hospitalar.
Entre os infectados, 779 são crianças e 265 idosos acima de 60 anos. A grande questão é que idosos são muito mais suscetíveis às doenças e já somam 71 mortes neste ano. Entre as crianças, são 11 mortes registradas em Campo Grande.
Entre os vírus que têm causado as SRAG, destaque para o sincicial respiratório (que atinge principalmente as crianças). Seguido pela Influenza A e Rinovírus.
Vacina liberada para todos
Com mais de 200 mortes registradas este ano e baixa cobertura vacinal nos grupos de risco, a saúde estadual decidiu liberar a vacina contra a gripe para toda a população de Mato Grosso do Sul. Todas as pessoas com mais de 6 meses podem se vacinar em qualquer unidade de saúde do Estado.
Em MS, foram aplicadas mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza, o que coloca o Estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Campo Grande já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica. Na Capital, a vacina também está liberada para toda a população.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!