Em meio às chuvas intensas registradas em Campo Grande, a Defesa Civil Municipal emitiu um Alerta Amarelo para risco de tempestade na Capital. O aviso meteorológico tem início às 9h49 desta quarta-feira (16) e segue até as 10h de quinta-feira (17).
Estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos. Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Como se proteger?
Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alerta o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.
Em caso de emergências, os seguintes canais estão disponíveis:
- Solicitação de serviços: 156
- Ocorrências relacionadas à rede elétrica: 193
- Defesa Civil: 199
Conforme a Defesa Civil, equipes estarão de plantão 24 horas para monitoramento e atendimento à população.
Alerta de chuvas intensas para 43 cidades de MS
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de chuvas intensas em 43 cidades de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (16), a previsão indica chuva de 50 milímetros e ventos de até 60 km/h nas próximas 24h.
O aviso de nível amarelo, que indica perigo potencial, é válido das 9h49 desta manhã às 10h de quinta-feira (17). Portanto, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora e até 50 mm ao dia, acompanhando ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Logo, a condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é evitar abrigar-se debaixo de árvores ou placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à disponibilidade de umidade, aliada à passagem de cavados em médios níveis da atmosfera.
Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no estado de Mato Grosso do Sul. São esperados acumulados significativos de chuva, acima de 30 mm em 24h, principalmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste do estado. Contudo, o período favorece a queda nas temperaturas, com mínimas de 18 a 20°C e máximas de 24 a 27°C.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.