Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande está sob alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira; confira como se proteger

Estão previstas chuvas intensas de até 50mm e ventania
Lethycia Anjos -
MS está em alerta para perigo de chuvas intensas (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

Em meio às chuvas intensas registradas em , a Defesa Civil Municipal emitiu um Alerta Amarelo para risco de tempestade na Capital. O aviso meteorológico tem início às 9h49 desta quarta-feira (16) e segue até as 10h de quinta-feira (17).

Estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos. Há baixo risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Como se proteger?

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento devido aos riscos de descargas elétricas.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) disparou SMS para os números cadastrados no 40199 avisando por meio de alerta o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Em caso de emergências, os seguintes canais estão disponíveis:

  • Solicitação de serviços: 156
  • Ocorrências relacionadas à rede elétrica: 193
  • Defesa Civil: 199

Conforme a Defesa Civil, equipes estarão de plantão 24 horas para monitoramento e atendimento à população.

Alerta de chuvas intensas para 43 cidades de MS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de chuvas intensas em 43 cidades de . Nesta quarta-feira (16), a previsão indica chuva de 50 milímetros e ventos de até 60 km/h nas próximas 24h.

O aviso de nível amarelo, que indica perigo potencial, é válido das 9h49 desta manhã às 10h de quinta-feira (17). Portanto, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora e até 50 mm ao dia, acompanhando ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Logo, a condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é evitar abrigar-se debaixo de árvores ou placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o no 193.

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à disponibilidade de umidade, aliada à passagem de cavados em médios níveis da atmosfera.

Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no estado de Mato Grosso do Sul. São esperados acumulados significativos de chuva, acima de 30 mm em 24h, principalmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste do estado. Contudo, o período favorece a queda nas temperaturas, com mínimas de 18 a 20°C e máximas de 24 a 27°C.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senadores bolsonaro

Eduardo Bolsonaro confessa trabalhar para que senadores não tenha êxito nos EUA

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] De quem é o filho?

Veja também a transformação, a política que 'virou onça' e explicação sobre adesivaço e buzinaço

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

O Palácio do Planalto destituiu o Centrão do comando do setor nuclear e a dança das cadeiras mexe com dezenas de cargos importantes

Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – que cuida da extração e utilização do urânio nas usinas de Angra – vai ficar com o PSD do Rio

Polícia

VÍDEO: Ônibus de turismo em Corumbá são destruídos por fogo e suspeita é de incêndio criminoso

Foram usados 28 mil litros de água para combater as chamas

Polícia

Motociclista morre ao perder controle e cair em estrada vicinal em MS

Corpo foi encontrado próximo a motocicleta