O sul-mato-grossense irá alternar entre o tereré, protetor solar e guarda-chuva, pois o fim de semana será de contraste e mudanças bruscas no tempo em todas as regiões de Mato Grosso do Sul no início de agosto. As temperaturas devem chegar aos 35°C, com destaque para a região pantaneira.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica tempo firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade, entre sexta-feira (1°) e sábado (2). Essa condição meteorológica está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de precipitações.
Logo, a presença de ar seco contribui para a redução significativa dos níveis de umidade relativa do ar com valores variando entre 15 e 35%, caracterizando situação de atenção para baixa umidade. Portanto, recomenda-se a adoção de medidas preventivas, como umidificar os ambientes, a ingestão frequente de líquidos e a restrição da exposição solar nos horários mais quentes e secos do dia.
Chuva muda cenário
Podem ocorrer mudanças no tempo entre a tarde e a noite de sábado, com aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas, com destaque para as regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado.
Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 11 e 19°C e máximas entre 28 e 32°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 18 e 25°C e as máximas entre 33 e 35°C.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 12 e 19°C e máximas entre 31 e 35°C. Contudo, estão previstas mínimas entre 16 e 22°C em Campo Grande e máximas entre 31 e 33°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Nova queda nas temperaturas
Entre domingo (3) e segunda-feira (4), a previsão indica mudanças no tempo, com aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas. De forma pontual, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O Cemtec ressalta que essa configuração atmosférica está associada ao avanço de uma frente fria, combinada ao intenso transporte de ar quente e úmido. Além disso, o deslocamento de cavados e áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de instabilidades sobre a região.
Os maiores acumulados de chuva, acima de 30 milímetros em 24h, são previstos para as regiões sul, sudoeste e sudeste de Mato Grosso do Sul. Com a passagem da frente fria, as temperaturas devem ficar mais amenas, principalmente ao amanhecer, durante a próxima semana. Contudo, com menos intensidade que a semana anterior.

Estão previstas mínimas entre 14 e 18°C e máximas entre 19 e 28°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 17 e 23°C e as máximas entre 22 e 31°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14 e 19°C e máximas entre 24 e 32°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 16 e 20°C e máximas entre 24 e 30°C.
Os ventos atuam do quadrante norte e giram para o quadrante sul ao longo da segunda-feira com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***