Os dois burros flagrados caminhando rumo à Avenida Eduardo Elias Zahran, nesta quarta-feira (23), foram resgatados pela equipe da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses). Os animais, que estavam amarrados, permanecerão sob responsabilidade da coordenadoria até que o tutor se manifeste e comprove a posse.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Este é o segundo caso em menos de 24h em Campo Grande. Na última terça-feira (22), um burro chamou a atenção ao escapar e percorrer as ruas do bairro Jardim São Bento. Os moradores chegaram a acionar a CCZ e a PMA (Polícia Militar Ambiental), mas o animal fugiu.
Por volta das 14 horas, o burro foi visto nas ruas Aluízio de Azevedo e Jerônyma Paes Benjamin. Novamente, os moradores acionaram as equipes de resgate e, dessa vez, deu tempo de encontrá-lo.
Acolhimento dos animais
Segundo a CCZ, o recolhimento visa garantir a segurança da população e o bem-estar dos próprios animais. Em casos semelhantes, a população pode solicitar o apoio da coordenadoria por meio do telefone (67) 3313-5000, canal disponível para atendimento e orientações sobre captura e manejo de animais abandonados, agressivos ou em risco.
Ao ser recolhido, o animal permanece sob responsabilidade do CCZ por até 10 dias úteis, conforme o decreto n° 8877/2004, que estabelece o período em que o tutor pode se manifestar e comprovar a posse.
Caso não haja manifestação nesse prazo, o animal poderá ser encaminhado para adoção, com prioridade para Organizações da Sociedade Civil que atuam no acolhimento de pessoas em tratamento contra a dependência química ou em terapias comportamentais voltadas a pessoas com deficiência.
Denúncias
Vale lembrar que, conforme o Código Sanitário Municipal nº 148, de 2009, é proibida a criação de animais em determinados perímetros urbanos. Casos de descumprimento podem ser denunciados e resultar em autuação do responsável, mesmo após o recolhimento do animal.
Em situações que envolvam danos a pessoas ou ao patrimônio, os órgãos competentes a ser acionados são: a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) ou a Polícia Militar de Trânsito.
Quando se trata de um resgate de maior porte, é necessário todo um planejamento estratégico por parte da equipe do CCZ. O processo envolve diversas etapas, como localizar o animal — que muitas vezes está em movimento —, contê-lo com o uso de equipamentos adequados, como o laço, e conduzi-lo até um ponto seguro para o embarque.
Além disso, o veículo utilizado para o transporte exige um desnível apropriado para a colocação segura dos animais, o que demanda tempo, cuidado e um espaço adequado que minimize riscos tanto para os profissionais envolvidos quanto para os próprios animais.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***