Pular para o conteúdo
Cotidiano

Boletim diário aponta que rios do norte de MS estão em estado de alerta para cheias

Nível de alerta é declarado quando o rio ultrapassa a cota de referência, com uma permanência de 5% acima desse valor. Este estágio antecede o nível de emergência
Osvaldo Sato -
Bacia do Rio Taquari | (Foto: Reprodução/Silvio Andrade/Segov)

O mais recente boletim diário da Sala de Situação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), divulgado nesta segunda-feira (19), revela que o rio Piquiri, na região norte de Mato Grosso do Sul, encontra-se em estado de alerta de cheias. A informação baseia-se nas observações feitas na estação de monitoramento da Pousada Taiamã.

De acordo com o boletim, declara-se nível de alerta quando o rio ultrapassa a cota de referência. Isso ocorre com uma permanência de 5% acima desse valor. Este estágio antecede o nível de emergência.

Na região de Coxim, o rio Taquari, que havia atingido o estado de alerta no sábado (17), apresentou uma melhora significativa nos dias subsequentes (18 e 19). Ele agora se encontra dentro da faixa de normalidade.

Dados de 14 estações telemétricas compõem o boletim da Sala de Situação. Estas estações estão distribuídas em diversos rios do Estado, incluindo Piquiri, , Paraguai, Miranda, , Taquari, Pardo, Aporé e Dourados. As informações são provenientes do Sistema HIDRO da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O boletim apresenta a média diária, a cota máxima e mínima dos níveis dos rios. Isso é feito com base nas medições realizadas entre as 7h do dia anterior e as 7h do dia da publicação.

A Semadesc disponibiliza um histórico dos boletins diários para consulta no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Isto permite o acompanhamento da situação hidrológica do Estado.

Previsão Meteorológica

A previsão meteorológica para os próximos dias (segunda a quinta-feira) indica tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte de MS. No entanto, a passagem de cavados em médios níveis da atmosfera e o avanço de uma frente fria podem provocar pancadas de chuva isoladas. Isso ocorrerá principalmente nas regiões sul e sudoeste.

As temperaturas devem variar, com mínimas mais amenas ao amanhecer e máximas elevadas, especialmente nas regiões norte, nordeste, sudoeste e pantaneira. A umidade relativa do ar deve apresentar baixos valores, entre 25% e 45%.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

tempo

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é espancada e esfaqueada nas costas por marido ao negar sexo em MS

Homem quebrou vários objetos na casa

Famosos

Gominho quebra o silêncio após morte de Preta Gil: ‘Minha amiga descansou’

Gominho falou pela primeira vez a respeito da morte de Preta Gil; influenciador abandonou emprego para ajudar cantora na luta contra o câncer

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta