Pular para o conteúdo
Cotidiano

Boletim da Conab aponta crescimento de 28% na produção de MS na safra 2024/2025

Produtividade subiu de 3.121 kg/ha para 3.916 kg/ha, com crescimento de 25,5%. Isso resultou em um incremento na produção, que passou de 20.291,9 mil toneladas para 26.035,6 mil toneladas, uma variação de 28,3%.
Osvaldo Sato -
Safra de grãos deve superar 25,6 milhões de toneladas (Foto: Wenderson Araujo, Trilux)

A produção agrícola de segue em trajetória positiva na temporada 2024/25, conforme o sexto levantamento realizado pela Conab. O Estado, que apresenta grande relevância para a produção nacional de grãos, viu um aumento significativo na produtividade e na produção de diversos produtos agrícolas, com destaque para a , o milho e o algodão, que apresentam resultados expressivos.

Entre as principais culturas agrícolas de MS, os números demonstram um incremento notável. A área plantada no Estado cresceu apenas 2,2% entre a 2023/24 e 2024/25, passando de 6.502,6 mil hectares para 6.648,6 mil hectares.

No entanto, o grande destaque fica para o aumento de produtividade, que saltou de 3.121 kg/ha para 3.916 kg/ha, representando um crescimento de 25,5%. Esse aumento resultou em um significativo incremento na produção, que passou de 20.291,9 mil toneladas para 26.035,6 mil toneladas, refletindo uma variação de 28,3%.

O bom desempenho nas lavouras de MS, embora impulsionado pelo crescimento de área plantada, deve-se principalmente à elevação da produtividade, atribuída a melhorias no manejo agrícola, maior uso de tecnologias, práticas de controle de pragas e doenças, e um clima mais favorável, embora com algumas oscilações.

Detalhes das culturas

A soja enfrentou desafios climáticos, como seca e chuvas irregulares, que atrasaram a colheita e reduziram a produtividade, especialmente nas lavouras mais jovens. Apesar disso, a soja continua sendo uma das principais responsáveis pelo aumento da produção em Mato Grosso do Sul, com a expectativa de uma safra positiva, embora não recorde, graças ao uso de tecnologias e boas práticas agrícolas.

Já o algodão tem boas perspectivas, pois a qualidade das lavouras foi garantida pelo manejo fitossanitário eficaz e controle de pragas. Embora as chuvas frequentes na região norte tenham impactado o desenvolvimento da cultura, as lavouras apresentam boa qualidade de fibra, com foco no controle de doenças foliares, especialmente na região sul.

Por sua vez, a safra de milho se beneficia das boas condições hídricas, portanto, a produtividade está satisfatória, apesar da irregularidade das chuvas. Além disso, as lavouras, especialmente na região norte, estão em boa fase de desenvolvimento.

Quanto à produção de arroz, esta segue bem, pois as condições para a colheita são favoráveis, embora algumas áreas tenham enfrentado estresse hídrico.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado