Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Bola de calor’: Fenômeno meteorológico favorece calor extremo acima de 40°C em MS

Fenômeno é causado por alta pressão atmosférica aliada ao ar quente comprimido, que criam efeito semelhante à panela de pressão
Karina Campos -
Porto Murtinho, Amambai, Sete Quedas e Aquidauana estão no ranking (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

deve enfrentar nesta semana altas temperaturas e uma sensação térmica escaldante, condições causadas pelo fenômeno conhecido como “bolha de calor” ou cúpula de calor. Uma massa de ar avança pelo Estado, além de países vizinhos, como a Argentina, Uruguai e .

Estael Sias, meteorologista do MetSul, explica que estamos em uma grande área que segura o ar, logo, forma-se uma corrente de ar da atmosfera em direção e pressionando a superfície, contudo, o ar seco esquenta as camadas e ressecam ainda mais o solo. A condição se assemelha ao efeito de uma panela de pressão.

“Só chega ao fim com uma passagem de frente fria que traga muita chuva, mas temos que lembrar que estamos no verão e nessas regiões da América do Sul a chuva é resultado de calor e umidade, os sistemas meteorológicos mais abrangentes formam zona de convergência que estão atuando no sudeste, nordeste”, descreve.

(Reprodução, Alan Machado, GES)
(Reprodução, Alan Machado, GES)

Calor sem trégua

Desde a semana anterior, o Estado permanece registrando picos de temperaturas, liderando ranking nacional de extremos. Pela quinta vez, cidades sul-mato-grossenses marcam as maiores temperaturas e os menores índices de umidade relativa do ar.

Porto Murtinho marcou máxima de 39°C e Amambai umidade de 14% no último domingo (12). Os valores antecedem dados preocupantes, pois no sábado (11) a região sudoeste registrou máxima de 41°C. A semana segue em atenção com relação à umidade relativa do ar, com índices entre 15 e 30%.

O (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informa que as regiões centro-sul e sudoeste seguem com tendência de tempo mais firme e seco e com temperaturas acima da média para o mês de janeiro, aliado a baixos valores de umidade relativa do ar. Essa situação meteorológica está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco.

Logo, a previsão entre esta segunda (13) são esperadas altas temperaturas, com valores entre 32 e 38°C, e baixos valores de umidade relativa do ar entre 15 e 30%, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Nas regiões norte, nordeste e pantaneira são previstas mínimas entre 23 e 26°C e máximas entre 29 e 33°C. Em , mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 28 e 30°C. Os ventos estarão bem variáveis, variando entre o quadrante oeste, sul e leste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Chuvas isoladas

Por outro lado, as regiões centro-norte, nordeste e leste do Estado apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes. Com a previsão de nuvens e chuvas, essas regiões tendem a ter temperaturas mais amenas.

Essa situação atmosférica ocorre devido à disponibilidade de umidade. Essas regiões tendem a registrar os maiores acumulados de chuva e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios.

Entre quarta (15) e quinta-feira (16), o sol ainda predomina, mas com possibilidade para chuvas devido ao aquecimento diurno, deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Processe seletivo (Ilustrativa)

Processo seletivo com 70 vagas para professores em Sonora abre nesta segunda-feira 

carro

Carro é localizado e bombeiros buscam por possíveis corpos no Rio Paraguai

Rayssa Leal domina final e é campeã da etapa de Brasília da SLS

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Petrobras tem nova diretora de Transição Energética e Sustentabilidade

Últimas Notícias

Famosos

Preta Gil compartilha visita de Regina Casé: ‘Reenergizada’

A cantora está passando por um tratamento contra câncer nos Estados Unidos e recebeu visita da apresentadora

Cotidiano

‘Pé-quente’ de MS joga no concurso da Lotofácil e ganha meio milhão de reais

Aposta foi feita online e o ganhador mora na cidade Ivinhema

Polícia

Marido ameaça matar esposa à facadas após mulher negar ter relações sexuais

Criminoso já teria agredido a vítima anteriormente

Esportes

Piloto da Fórmula Truck e assessor parlamentar morrem em acidente em Curitiba

Motorista de Renault Symbol, Guilherme Rocha, também morreu na Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, na região Metropolitana da cidade