Sabe aquele copinho descartável que você usa para tomar água todo dia? Ele vai demorar cerca de 500 anos para se decompor na natureza. Foi pensando nisso que o Bioparque Pantanal reduziu o uso de copos deste tipo e economizou o equivalente a 2,3 toneladas de plástico em 1 ano e meio.
Até maio de 2025, o maior aquário de água doce do mundo contabiliza uma redução de mais de 786 mil copos plásticos, o que corresponde a 2.358 kg. No processo de decomposição, o material se transforma em microplástico e pode prejudicar solo, rios, fauna e flora.
A ação é parte da campanha “Cuidar é nossa natureza”, que mobiliza visitantes a contribuírem para a redução do impacto ambiental negativo. Além dos trabalhadores do Bioparque, os visitantes também são convidados a levar seu próprio copo ou garrafa.
Além disso, a instituição também conta com medidas de redução de uso de papel, por meio do incentivo à digitalização. Os papéis são reutilizados em atividades lúdico-pedagógicas do Núcleo de Educação Ambiental do complexo do aquário.
Para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, a campanha tem gerado impacto positivo. “É uma ação simples, mas com grande impacto. Mais do que reduzir lixo, estamos fortalecendo o papel do visitante como agente ativo na conservação”.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***