Diagnosticada com estenose subglótica, condição em que ocorre o estreitamento das vias aéreas na região abaixo das cordas vocais e acima da traqueia, a bebê Vitória Ana Cristina Schiffelbein, de dois anos, aguarda há dois meses em fila de espera por cirurgia torácica.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Em seus primeiros meses de vida, a criança também recebeu o diagnóstico de bronquiolite, e convive com sequelas da doença e do período de entubação. A situação, conforme relata a mãe, Cristina da Silva, de 36 anos, se agrava mais a cada dia.
Ela explica que a filha se cansa muito facilmente e está crescendo sem qualidade de vida, por conta das sequelas. Além disso, ela não consegue mais deixar a filha na creche para trabalhar, e precisou se afastar da empresa onde é contratada para cuidar de Vitória.
Cristina diz que está passando por dificuldades financeiras desde que precisou se ausentar do trabalho. A cirurgia é a única esperança da mãe para que a filha recupere a saúde e a vida das duas possa voltar ao normal.
“Estou morando de favor, falta leite, falta fraldas. A empresa [em que trabalho] me entende, disse pra eu cuidar da minha filha. Mas preciso voltar logo pra trabalhar, pra poder criar ela com dignidade. Preciso saber quando será a cirurgia, queria ver como vai ficar a situação dela, pra saber o que fazer da minha vida”, desabafa a mãe.
O pedido de cirurgia foi feito no início de março, após a bebê passar por consulta na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Aero Rancho. Na ocasião, ela também recebeu o diagnóstico de estenose subglótica. Desde então, Cristina conta que a saúde da filha vem ficando cada vez mais frágil.
A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para pedir um parecer a respeito do caso, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.