As férias escolares da rede pública de Mato Grosso do Sul começam no dia 17 de julho e vão até o último dia do mês, com retorno das aulas no dia 1º de agosto. Esse período, que é sinônimo de mais tempo das crianças dentro de casa, exige mais cuidados para evitar acidentes domésticos.
Segundo dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, foram registradas 1.548 mortes de crianças por acidentes domésticos, em todo o Brasil, no período de 2023 a 2024.
Já em Mato Grosso do Sul, foram registrados 142 atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, durante os meses de férias escolares de 2025. Os acidentes mais comuns foram fratura por queda da própria altura (85%) e afogamentos (9%).
Por isso, o Jornal Midiamax listou os principais cuidados que os pais devem tomar, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, para que as férias sejam aproveitadas com segurança.
Locais seguros
A primeira orientação é em relação aos locais mais adequados para que as crianças brinquem. Lugares como escadas, sacadas e lajes não são seguros e podem provocar quedas, lesões e, em alguns casos, acidentes fatais.
O presidente da SBTO (Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), Dr. Robinson Esteves, explica que as quedas são os acidentes mais comuns nesse período. “As quedas representam a principal causa de fraturas e lesões musculoesqueléticas em crianças durante as férias. Por isso, é essencial que os responsáveis redobrem a atenção com escadas, móveis soltos, camas altas e brinquedos espalhados pelo chão”, afirma.
Além disso, é preciso estar atento em ambientes como ruas, estacionamentos e em frente a garagens, que também são inadequados para brincadeiras e podem causar acidentes.
Prevenção
Também, é fundamental tomar algumas medidas para evitar problemas futuros. Entre elas, ensinar as crianças a guardar os brinquedos após o uso previne quedas e outros acidentes, assim como é imprescindível que os pais sigam as recomendações dos fabricantes dos brinquedos em relação à idade. Todos eles devem conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Outro cuidado importante é a utilização de capacete em atividades como skate, patins e patinete. O equipamento é obrigatório na realização de qualquer uma das brincadeiras e pode reduzir o risco de lesões na cabeça em até 85%.
Além disso, os pais devem sempre prezar por manter móveis, como camas e armários, longe das janelas, assim como manter as crianças longe de fornos, fogões, churrasqueiras e locais aquáticos, como piscinas e rios.
O que não fazer
Por fim, é necessário destacar o que NÃO FAZER para manter as crianças seguras durante as férias. Confira a lista dos comportamentos que devem ser evitados:
- Usar toalhas compridas na mesa: a criança pode puxar a toalha e derrubar utensílios, panelas e outros objetos;
- Manusear líquidos ou comidas quentes próximo às crianças: os alimentos podem cair sobre a criança e provocar queimaduras graves;
- Manter as portas e o porta-malas do veículo abertos: a criança pode entrar no automóvel, ficar presa, ou até mesmo provocar um acidente, caso as chaves também estejam expostas;
- Deixar álcool e objetos cortantes ao alcance das crianças: o álcool pode provocar explosões e queimaduras; já os objetos cortantes podem resultar em sérias lesões;
- Usar ferro elétrico perto das crianças: o ferro de passar roupas é perigoso e pode causar queimaduras gravíssimas; também não se deve deixá-lo ligado sem vigilância.
Supervisão de adultos
Além de seguir todas as recomendações, os responsáveis devem sempre acompanhar os menores, principalmente em brincadeiras fora de casa ou locais que podem apresentar maiores riscos.
“A supervisão de um adulto e um ambiente preparado são fundamentais para evitar acidentes. Com pequenos cuidados, as férias podem ser aproveitadas do jeito que devem ser: com tranquilidade, alegria e segurança”, conclui Robinson.
Em caso de acidentes mais graves e urgentes, os pais podem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou o Samu (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência) em lesões sérias, por meio do número 192.
*Com supervisão de Guilherme Cavalcante.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***