Pular para o conteúdo
Cotidiano

Às vésperas do Dia das Mães, Procon municipal faz fiscalização em lojas de Campo Grande

Fiscalização tem caráter informativo tanto para consumidores, quanto para comerciantes
Monique Faria, Idaicy Solano -
Fiscalização do Procon municipal. (Madu Livramento, Midiamax)

Uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio, o será comemorado no próximo domingo (11). Assim, os consumidores já saem em busca do presente perfeito para dar à sua figura materna. Pensando nisso, o Procon municipal realizou uma fiscalização de caráter informativo em , nesta quinta-feira (8).

A ação tem o intuito de orientar tanto consumidores quanto empreendedores da capital. Dessa forma, nenhum ato punitivo será aplicado desta vez. Os agentes do Procon percorreram lojas do shopping Norte Sul Plaza e região central da cidade, como nas ruas 14 de Julho e Dom Aquino. Até o fim de semana, a ação deve passar também por bairros próximos ao Centro.

Segundo o gerente de fiscalização e denúncia do Procon municipal, Darci Tomáz de Araújo, os agentes fiscalizam a precificação dos produtos, assim como as indicações corretas de pagamento. No caso de acréscimos de taxas, referentes ao uso de cartão de crédito, estes devem estar explícitos nas condições de pagamento.

“O Procon municipal trabalha neste momento de grandes vendas, que são datas comemorativas, com ações de orientação no comércio, tanto para o empresário, como para o consumidor. Vamos fiscalizar a precificação, que é o preço do produto, exposto na vitrine e também nas gôndolas da lojas. Todos os produtos precisam estar com preço. Também vamos fiscalizar as formas de pagamento no crédito, debito, Pix, se tem acréscimo ou não tem”, explica.

Outra orientação passado aos comerciantes é expor o CDC (Código de Defesa do Consumidor) em local visível da loja para que o consumidor possa consultar os seus direitos.

Equipe do Procon municipal fiscaliza lojas de Campo Grande. (Madu Livramento, Midiamax)

Aumento de denúncias em datas comemorativas

Conforme o gerente de fiscalização, as denúncias costumam aumentar no período de datas comemorativas. Geralmente, o aumento registrado nestas datas são de 30% a mais. As denúncias podem ser feitas presencialmente ou de forma online, pelos canais disponibilizados pelo Procon.

Na maior parte dos casos, a publicidade enganosa é o motivo principal de denúncias. Dessa forma, a equipe vai em loco para averiguar a situação. Na fiscalização desta quinta-feira, contudo, não fora recebidas nenhuma denúncia nesse sentido.

“A gente vai em loco para saber o que está acontecendo. É justamente um produto que eles oferecem pelas redes sociais e quando consumidor chega lá é uma pegadinha, mas até o momento não constatamos denúncias desse gênero”, afirma.

Comércio de Campo Grande faz campanhas do Dia das Mães. (Madu Livramento, Midiamax)

Para evitar este tipo de situação, a dica é primeiramente verificar se a empresa possui CNPJ. Em alguns casos, a empresa utiliza as redes sociais dos funcionários, e isso é proibido. A empresa deve usar a sua própria para divulgação dos produtos. Já nas lojas físicas, orienta-se escolher bem a qualidade dos produtos e ficar atento aos preços e condições de pagamento.

Os consumidores que desejarem atendimento para tirar dúvidas, abrir uma reclamação ou registrar denúncia podem acionar o Procon Municipal pelo telefone 156, opção 6.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Ciclista é filmada no meio de avenida minutos antes de ser atingida por carro em Campo Grande

Após morte de passageiro, MP vai investigar sistema de segurança da Linha 5-Lilás

Número de beneficiários do Bolsa Família bateu recorde em MS em 2024

simone tebet rota da celulose

Simone Tebet diz que concessão da Rota da Celulose é de interesse nacional

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, confira

LISTA: confira nomes de alvos da PF em investigação contra grilagem de terras da União em MS

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

‘Profunda ligação com a América Latina’, relembra vice-governador de MS sobre Papa Leão XIV

Últimas Notícias

Mundo

Bet do Papa: Apenas 1% das apostas acertaram o novo pontífice

Apostadores do novo papa podem receber até 1,2 milhão de dólares, cerca de R$ 7,3 milhões de reais

Emprego e Concurso

Celulose abre vagas para consultor industrial e analista em MS 

Oportunidades são para todas as unidades no Estado

Polícia

Foragido há quase sete anos, homem é preso pela Polícia Federal em Dourados

O suspeito utilizava nome falso e, com isso, conseguiu abrir um CNPJ e obter uma CNH

Cotidiano

Com aumento nos casos de SRAG, Hospital Universitário de Dourados abre 5 leitos novos para desafogar rede pública

Media amplia a capacidade de atendimento no setor de UTI adulto do hospital