Pular para o conteúdo
Cotidiano

Árvore ‘abraça’ casa no Jockey Club e moradoras temem desabamento

Entenda como proceder quando árvore de terreno vizinho invade sua residência
Jennifer Ribeiro - Publicado em
Compartilhar
Árvore ameaça casa no Jardim Jockey Club (Reprodução, Fala Povo)

“A árvore está completamente em cima da minha residência, nossa casa está repleta de goteiras. Perdi guarda-roupa, TV e outros móveis. Piso, paredes… Tudo rachado. Hoje o telhado da varanda cedeu e um tijolo caiu. Precisei colocar um tanquinho de lavar roupa embaixo porque estava entrando muita água em casa”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Este é o relato de Gabriela Farinha Martins, moradora do bairro Jardim Jockey Club. Há 7 anos, ela e sua tia sofrem com os danos causados por uma mangueira (pé de manga) plantada no terreno vizinho, rente ao muro de sua casa. Com o passar dos anos, os galhos e raízes ‘abraçaram’ a residência, destruindo parte da estrutura do imóvel, especialmente o telhado.

“Conversamos com nosso vizinho pouco antes da pandemia e nos oferecemos para ajudar com o valor da poda, mas ele falou que não conseguiria pagar naquele momento. Então, uma vizinha acionou a Defesa Civil. Eles vieram, tiraram fotos e depois pediram para a proprietária assinar um papel que seria encaminhado para a Prefeitura. Nunca mais apareceram”, lamenta.

Em dias de chuva, o medo é maior

Se em dias convencionais Gabriela e sua tia temem que a casa desmorone a medida que árvore cresce mais, quando chove, esse temor aumenta. Isso porque o telhado já está cheio de frestas e com incontáveis goteiras. Em vídeos enviados ao Midiamax é possível observar diversos baldes espalhados pela casa, além de móveis e eletrodomésticos cobertos.

“Colocamos lonas de caminhão em cima do telhado para não molhar mais os quartos, compramos aquela manta asfáltica para amenizar o problema, mas infelizmente, o problema não irá se resolver enquanto essa árvore estiver aqui. Não adianta reformarmos a casa, arrumarmos o telhado enquanto o pé de manga estiver aqui”, afirma.

Em conversa recente com a filha da proprietária do terreno, Gabriela foi informada de que mais uma vez a Semadur será acionada. A mulher afirma que a família não consegue arcar com os custos da poda, mas que entende a gravidade da situação e irá atrás de solucionar o problema.

Leia também: Dor de cabeça com vizinho? Saiba como denunciá-lo por importunação

Defesa Civil e Prefeitura

Recentemente, Gabriela acionou também a Defesa Civil e foi informada de que a entidade só trata de árvores quebradas em locais públicos. Por se tratar de um terreno privado, a Prefeitura de Campo Grande teria de ser acionada. A reportagem também acionou a Defesa Civil, e a orientação foi a mesma.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Campo Grande informou, por meio da Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) que, conforme a legislação vigente, a solicitação para a poda/remoção de árvores localizadas no interior de propriedades particulares é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Desta forma, compete à prefeitura somente a autorização ou não da poda/remoção quando ocorrer o pedido pelo 156.

“Não sei o que fazer mais, não sei pra quem pedir ajuda. Daqui uns dias essa casa desaba e perderemos tudo que demoramos a conquistar. Como podemos sair pra trabalhar ou dormir sem nos preocupar?”, lamenta.

Leia também: Quando a sujeira vem do vizinho, é possível entrar na Justiça para ordenar limpeza?

O que fazer quando uma árvore vizinha invade meu terreno?

Situação como a que Gabriela vive é bastante comum e pode se tornar uma dor de cabeça entre vizinhos. Para esclarecer o que deve ser feito nessas situações, conversamos com o advogado Marcus Vinícius de Jesus Silva Lopes, especialista em Direito Civil.

Conforme o advogado, quando uma árvore vizinha causa danos na residência alheia, como no caso relatado, é possível acionar o proprietário do terreno na Justiça, pleiteando, não só a poda ou remoção da árvore, como também os danos causados.

“Para isso, o morador tem que provar esses danos, juntando documentos, testemunhas, fotografias, vídeos, tudo que tiver relacionado a essa situação. É preciso provar para garantir o ressarcimento. Após análise jurídica, é provável que o juiz mande uma perícia no local para constatar se a árvore está prejudicando o imóvel. É ele quem decidirá se a árvore será podada ou retirada totalmente”, explica.

No entanto, isso só deve ocorrer após uma conversa clara entre ambas as partes. Para acionar o vizinho na Justiça, é preciso provar que houve negligência.

“É preciso provar, de alguma forma, que o proprietário do imóvel vizinho foi negligente ou imprudente. É necessário provar que ele foi acionado diversas vezes, que a poda foi solicitada, e que ele nunca tomou providência”, esclarece.

Outros meios

Se os galhos da árvore alcançam os fios de energia elétrica, é possível acionar a concessionária de energia. Neste caso, a empresa não se responsabilizará pela poda total, mas removerá os galhos que ameaçam o fornecimento de energia.

“O ideal é que o morador entrasse em contato com a concessionária de energia, porque quando a árvore está muito próxima, oferece risco para as pessoas que vão cortar. Então, o ideal seria ela procurar a Energisa para fazer a poda próxima aos cabos”, pontua.

Agora, se o morador decidir realizar a poda por conta própria, é possível, mas depende de outras duas coisas: autorização da Prefeitura e respeitar o limite do terreno. Ou seja, mesmo que a pessoa arque com todas as despesas, ele só poderá podar o que passa por seu muro, uma poda parcial.

“Existe um entendimento dentro da Prefeitura de que você pode realizar a poda das árvores desde que ela não seja radical, que não afete o desenvolvimento da árvore. Então a pessoa pode entrar em contato com a Prefeitura, podar o que está caindo para a sua casa, e completar com a poda de segurança da Energisa”, pontua.


💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)