Aquidauana e Porto Murtinho lideram entre as cidades mais quentes do Brasil 

Porém, Mato Grosso do Sul está sob dois avisos para chuvas intensas até o fim de domingo (2)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Tempo. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Os municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana e Porto Murtinho lideraram o ranking das cidades mais quentes do Brasil, na última sexta-feira (31). De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Aquidauana registrou a segunda maior temperatura, com 36.3ºC. Já Porto Murtinho, que tem emplacado vários dias consecutivos como a mais quente, ficou em quinto lugar, com 36ºC. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Por outro lado, São Gabriel do Oeste foi a décima cidade mais chuvosa do Brasil, com 52.4 milímetros. Parte de Mato Grosso do Sul está sob alerta de chuvas intensas até o fim da tarde de domingo (2).

O aviso amarelo, de perigo potencial, indica chuva de até 50 mm por dia, ventos intensos entre 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta abrange 30 cidades do centro-norte, leste e Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Já o aviso mais severo, de perigo, contempla Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba. O acumulado pode chegar aos 100 mm por dia e os ventos entre 60 a 100 km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação é para não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento devido ao risco de queda e descargas elétricas. Não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra dica é desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Mais informações devem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Parte de MS está sob aviso de chuvas intensas. (Reprodução Inmet)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados