Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após suspensão, Praia da Figueira tenta regularizar licença para não paralisar atividades

Imasul suspendeu a licença de operação e pediu a suspensão imediata das atividades
Fábio Oruê, Priscilla Peres -
praia da figueira
Praia da Figueira, em Bonito (Divulgação)

A Praia da Figueira, em , se manifestou sobre a licença suspensa nesta quarta-feira (26) pelo (Instituto de de ), que pediu a paralisação imediata das atividades. O empreendimento tenta regularizar a licença para evitar ter que paralisar as atividades.

Portaria n° 1.537 foi publicada no DOE-MS (Diário Oficial do Estado) e suspendeu a licença de operação para as atividades de balneário, flutuação e passeio ecológico do Empreendimento Turístico Alto do Formoso.

Ao Jornal Midiamax, um dos proprietários da Praia da Figueira, Rafael Braga, explicou a situação que o empreendimento turístico – um dos principais de Bonito – está passando.

“O problema que deu com o Imasul foi que essas bombas estariam em uma APP [Área de Preservação Permanente] e nós fomos autuados por isso – e já estamos regularizando”, diz à reportagem.

A suspensão acontece para reavaliação da licença e a portaria prevê que se a Praia da Figueira não paralisar as atividades, poderá pagar infração ambiental. Vale ressaltar que, desde o início deste mês, o atrativo é alvo de inquérito do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Uso de bombas

A Praia da Figueira enfrenta a promotoria por usar bombas para a captação de água sem autorização do Imasul. Denúncia anônima relatava o uso de duas bombas que estavam retirando água do Rio Formoso. Então, a pedido da promotoria, o Imasul vez uma vistoria técnica no local e constatou irregularidade.

O balneário possui autorização regular de captação superficial de água do Rio Formoso, mas, segundo Braga, não é especificado como pode ser feita a captação.

Na época de abertura das investigações, o empreendimento alegou que, devido ao baixo nível do rio, precisou instalar as bombas para captar a água e acabou notificado pelo Imasul. Conforme o laudo do órgão ambiental, o balneário apresentou uma DURH (Declaração de Uso de Recurso Hídrico), relacionada ao uso das bombas, mas o documento, por si só, não é autoriza o uso de recursos hídricos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trt/ms

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista é presa bêbada após acidente grave em Campo Grande

Homem que conduzia motocicleta teve traumatismo cranioencefálico

Esportes

Memphis marca 1º gol da vitória da Holanda sobre a Finlândia nas Eliminatórias da Europa

Holanda e Finlândia compõem o Grupo H, que conta ainda com Polônia, Lituânia e Malta

Brasil

Barroso: ‘Constituição brasileira permite que tudo possa chegar à Suprema Corte’

Presidente do STF reforçou que numa democracia há espaço para todas ideologias políticas

Cotidiano

VÍDEO: Onça volta a rondar casa e assusta moradores de Corumbá

Bairro da Cidade Branca convive há meses com felino atacando cachorros e galinhas