O mais recente boletim sobre a onça-pintada capturada no Pantanal sul-mato-grossense no dia 24 de abril indica que o animal apresenta um quadro de saúde estável. A informação contrasta com o receio que apontava para sérias complicações e risco de falência de órgãos no felino.
A onça-pintada, um macho de aproximadamente 9 anos e 94 quilos, foi capturada nas proximidades da residência onde o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, foi atacado fatalmente no dia 21 de abril. A captura ocorreu três dias após o incidente, em uma ação que envolveu cerca de 10 militares da Polícia Militar Ambiental (PMA).
Segundo as informações mais recentes, a onça está consciente, alerta, com padrão respiratório normal, ativa e se alimentando de forma adequada. Essa melhora significativa já difere do boletim anterior, que indicava anemia e alterações agudas no fígado e nos rins do animal.
Apesar da melhora em seu quadro de saúde, o destino da onça já está selado: ela não retornará à natureza. As complicações de saúde preexistentes e a dificuldade de se manter em seu habitat natural levaram à decisão de que o felino passará a viver em cativeiro.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!