Apesar de suspensão, resultado do CNU deve ser publicado às 9h em MS
Candidatos poderão consultar seus resultados individuais e classificação definitiva
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou a publicação do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), a partir das 9h, horário de Mato Grosso do Sul, desta terça-feira (4). Contudo, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou que a divulgação dos resultados seja suspensa até que todas as irregularidades sejam corrigidas.
Em nota, a União informa que o resultado tem apoio da banca Fundação Cesgranrio. São mais de 6,6 mil vagas do concurso distribuídas em todo Brasil. Além disso, quase 1 milhão de candidatos realizaram as provas.
“O CPNU possibilitou que os candidatos disputassem diferentes vagas, de acordo com a ordem de preferência indicada no momento da inscrição, em um dos oito blocos temáticos do certame. Desse modo, foi necessária uma nova forma de organização e apresentação dos resultados”, diz o comunicado.
Suspensão pelo MPF
Na última sexta-feira (31), o MPF, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, recomendou ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e à Fundação Cesgranrio a suspensão da divulgação dos resultados finais do CNU. A recomendação baseia-se em um inquérito que identificou falhas no cumprimento das regras relativas às cotas raciais previstas na legislação brasileira.
Entre as irregularidades apontadas, destaca-se a falta de notificação adequada aos candidatos cotistas reintegrados ao concurso após decisões judiciais, o que comprometeu a isonomia entre os concorrentes. Além disso, foram observados atrasos na divulgação dos nomes dos avaliadores responsáveis pela heteroidentificação e ausência de fundamentação nas decisões de enquadramento de candidatos às cotas para pessoas pretas e pardas.
Resultados individuais
Na área do candidato, os candidatos poderão consultar os resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Estarão disponíveis as seguintes informações:
- Nota na Prova Objetiva
- Nota na Prova Discursiva
- Nota na Avaliação de Títulos
- Resultado de Bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena)
- Nota Final Ponderada em cada cargo
- Classificação em cada cargo: ampla concorrência (AC) e nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI)
- Situação no cargo: aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para 9 cargos dos blocos 1 a 7); eliminado (segundo os respectivos itens do edital).
Aprovações
Ainda de acordo com o Ministério, cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, ficando claro se é em vaga de Ampla Concorrência ou nas cotas (PCD, Pessoa Negra – PN ou Pessoa Indígena – PI). Porém, este candidato poderá aparecer em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência.
Para os cargos dos blocos de 1 a 7, também ficará claro aos candidatos que os resultados são provisórios, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28/02, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação (que ocorrerão nos dias 4 e 5 de fevereiro – primeira convocação; 11 e 12 de fevereiro – segunda convocação; 18 e 19 de fevereiro – terceira convocação).
Listas de classificação em cada cargo de todos os blocos
Na área do candidato, serão divulgadas 173 listas, com a classificação por cargo, de todos os blocos. É importante saber que:
- Cada lista será uma tabela com os dados de inscrição e resultados individuais agrupados do cargo. Não serão publicados os nomes e CPFs dos candidatos nestas listas;
- Todos os candidatos não eliminados constarão das listas;
- As listas estarão ordenadas de acordo com a classificação dos candidatos;
- As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais;
- As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, uma vez que o resultado final somente será divulgado em 28/02, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação.
Listas de convocados para curso de formação
Na área do candidato, serão divulgadas as listas de convocação para cada um dos cargos que terão curso de formação. É importante ressaltar que:
- Será divulgada uma lista para cada um dos cargos que possuem cursos de formação de cada bloco;
- São nove cargos que possuem curso de formação: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analista de Comércio Exterior (ACE); Analista em Tecnologia da Informação (ATI); Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); Analista de Infraestrutura (AIE); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); Especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT); e Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS);
- Ao todo, serão 21 listas, pois há cargos, como o de EPPGG, que estão em mais de um bloco;
- As listas apresentarão nome, nº de inscrição e cargo de cada candidato, bem como as instruções de como o candidato deve proceder para confirmar seu interesse em participar do curso de formação;
- As listas serão divulgadas em ordem alfabética.
Publicação oficial
Ainda na tarde desta terça-feira, a União deve publicar uma edição extra para dar ampla transparência aos resultados do CPNU, também serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) oito editais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Criança de 8 anos morre atropelada por motociclista na BR-163 em Rio Verde
- Consórcio Guaicurus terá que pagar multa de R$ 134 mil por atrasos nas linhas de ônibus
- ‘Cruéis’: Após interdições, irregularidades na Clínica Carandá são alvo de inquérito no MPMS
- Intrafegável: Obra de Patrola em rodovia que custou R$ 54 milhões está ‘caindo aos pedaços’
Últimas Notícias
El Salvador se ofereceu para receber deportados de todos os países e presos americanos, diz Rubio
Acordo é conhecido como ‘terceiro país seguro’
Aposentados pedem isenção de taxa de 14% na volta de deputados à Assembleia Legislativa
Idosos pedem reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para discutir a isenção
Foragido, ex-gerente réu por fraudes no Detran-MS é citado por edital para responder acusação
Quatro foram denunciados por esquema que ‘esquentava’ veículos com restrições
Midiamax é o 3° mais premiado do centro-oeste e um dos 50 mais influentes do país, diz ranking
Jornal Midiamax também ocupa o terceiro lugar como o mais bem premiado no centro-oeste
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.