Em um cenário nacional marcado pela crescente violência urbana, a blindagem de veículos se tornou uma realidade comum em grandes metrópoles. Contudo, um fato curioso chama a atenção em Campo Grande, a “capital com cara de interior”, onde ocorrências como arrastões em semáforos, felizmente, não são a norma. Apesar desta relativa tranquilidade, a cidade possui empresas especializadas no serviço.
Para entender a dinâmica dos blindados em Campo Grande, a reportagem do Jornal Midiamax conversou com Maria Souza, gerente da MS Blindados, que se apresenta como a única empresa em Mato Grosso do Sul a oferecer serviços de blindagem e manutenção com a devida regulamentação.
“Estamos no mercado há pouco mais de dois meses e operamos exclusivamente sob agendamento, visando preservar a identidade de nossos clientes”, explica a gerente, reforçando a discrição que envolve esse tipo de serviço.
A própria existência de uma empresa especializada indica uma demanda existente na capital sul-mato-grossense. É possível inferir que o público possa incluir empresários, figuras públicas e indivíduos que, mesmo em uma cidade considerada mais segura, buscam uma camada extra de proteção para si e suas famílias, seja por precaução ou por viagens frequentes a centros urbanos com maiores índices de criminalidade.

Custos e modalidades
Um dos pontos cruciais para quem considera a blindagem é o custo. Segundo Francinaldo Araújo, responsável técnico pela MS Blindados, a empresa adota uma política de oferecer apenas um nível de proteção: o III-A.
“Há blindagens econômicas, mas não fazemos. Ou é nível III-A ou, então, não fazemos. Acredito que níveis menores de proteção não compensam e não convêm. No nível III-A, blindamos todo o cockpit do carro menos assoalho”, explicou.
A blindagem de nível III-A é a mais popular no Brasil, oferecendo proteção até contra submetralhadoras 9 mm e revólveres Magnum 44. Já o custo de blindagem completa nível III-A parte de R$ 75 mil, mas pode variar conforme o modelo do veículo.
Níveis de Blindagem
Como citado, existem diferentes níveis de blindagem, cada um oferecendo proteção contra tipos específicos de armamentos:
- Nível I: Proteção básica contra armas de fogo de baixo calibre (.22 e .38).
- Nível II-A: Cobertura completa contra armas pequenas, como pistolas 9 mm e revólveres Magnum 357.
- Nível III-A: O mais comum no Brasil, protegendo contra submetralhadoras 9 mm e revólveres Magnum 44.
- Nível III: Proteção contra fuzis e armamentos militares (AK-47, AR-15, FAL, G36, G3), com uso restrito e autorização do Exército.
- Nível IV: Proteção contra metralhadoras de uso militar e granadas, proibido para civis.
Segundo dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), mais de 90% de todos os carros blindados no Brasil são do nível III-A.
Manutenção periódica
Após a blindagem, a manutenção adequada é fundamental para garantir a integridade e a eficácia da proteção. Francinaldo Araújo enfatiza que a frequência da manutenção está ligada às revisões periódicas do veículo.
“A frequência de manutenção vai depender das revisões periódicas, entendeu? É feito a revisão anual ou com 10 mil KM rodados”. Essas revisões são importantes para verificar o estado dos materiais balísticos, a integridade dos vidros e o funcionamento dos componentes adicionados durante o processo de blindagem.
É necessário autorização?
Um ponto importante ressaltado pela gerente é a questão da regulamentação. “Autorização [de algum órgão] não precisa, porém a empresa precisa ter o CR, o Certificado de Registro que permite a blindagem, certifica esse que é de controle do Exército Brasileiro“, explicou. Essa certificação do Exército Brasileiro atesta a legalidade e a capacidade técnica da empresa para realizar o serviço de blindagem.
Após a blindagem, a empresa informa no sistema o automóvel blindado. “Lembrando que atualmente somos a MS Blindados, a única em Mato Grosso do Sul que possui esse CR, tanto para blindagem como para armazenamento de veículos blindados”, completou.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.