Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de 79 mil contaminados nos últimos anos, vacinação contra dengue em MS não decola

Dos 79 municípios de MS, 76 têm cobertura vacinal das duas doses abaixo de 40%
Priscilla Peres -
Imagem Ilustrativa (Marcos Morandi, Midiamax)

A matou exatas 100 pessoas nos últimos três anos e contaminou outras 78,8 mil sul-mato-grossenses, mesmo assim um ano após a vacina contra a dengue ser disponibilizada em Mato Grosso do Sul, nenhuma cidade atingiu a meta de imunização. Bem aquém dos 90% do público-alvo vacinado, o máximo que uma cidade do Estado chegou foi de vacinar 53% do público com as duas doses.

A vacinação contra a dengue segue disponível em . Podem se vacinar com a Qdenga pessoas de 10 a 14 anos e o imunizante é eficaz contra todos os tipos de dengue, inclusive o sorotipo 3.

A confirmação de casos de dengue tipo 3 após 15 anos acendeu novo alerta em autoridades, devido ao risco de agravamento dos casos. Dados do Ministério da Saúde mostram atualmente os casos de dengue tipo 3 no Brasil, se concentram justamente na divisa de MS e SP, aumentando a incidência na região.

O esquema vacinal completo contra a dengue inclui duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre elas. O município de foi o que mais vacinou o público-alvo, com cobertura de 53% com o ciclo completo. Selvíria imunizou 86,8% do público com a primeira dose, mas só 45% terminaram o ciclo de vacinação.

Adesão irrisória

Os dados são do Secretaria Estadual de Saúde e mostram que a imunização contra a dengue em Mato Grosso do Sul é quase que irrisória. Dos 79 municípios, 76 têm cobertura vacinal das duas doses abaixo de 40%.

Maracaju, Campo Grande, Japorã, , Água Clara e Laguna Carapã têm os piores resultados. Os seis municípios aparecem no ranking com cobertura vacinal abaixo de 10%, considerando as duas doses para imunização completa.

O município de Maracaju não atingiu nem 20% de imunizados com a primeira dose de vacina contra a dengue e a cobertura completa está em 9,90%. Conforme a SES, os dados podem variar por falta de atualização da Rede Nacional de Dados em Saúde, por parte dos municípios.

Os dados consideram a imunização de pessoas entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Inicialmente, o público-alvo era de crianças entre 10 e 11 anos de idade.

Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.354 doses do imunizante contra a dengue.

Desinformação e resistência de pais

A SES considera vários fatores para a baixa imunização, entre elas a desinformação, resistência dos pais, impossibilidade de aplicação de estratégias extra-muro e também a impossibilidade de aplicação da vacina concomitante com outras vacinas do calendário como HPV e Meningo ACWY.

Conforme a saúde estadual, desde o início da estratégia, os municípios têm se empenhado na oferta da vacinação, sendo que, em janeiro de 2025, a SES publicou a resolução 331/2025 que prevê o envio de incentivo financeiro para apoio aos municípios no desenvolvimento de ações estratégicas para ampliação da cobertura vacinal durante 30 dias (27/01 a 25/02) como: ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, ações aos finais de semana, ações de busca ativa no território com encaminhamento do usuário para unidade de saúde e mobilização das mídias locais com chamamento para vacinação, além de digitação oportuna das informações nos sistemas oficiais de informação do PNI (Programa Nacional de Imunizações).

Cada município possui o seu cronograma e juntas essas ações proporcionam a melhoria do acesso à vacinação, mobilização e disseminação de informações corretas, visando à ampliação da cobertura vacinal no Estado.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

Quer se vacinar contra a gripe? Veja os locais de vacinação deste domingo

depac maconha atentado

Mulher é presa com quase 500 trouxinhas de drogas no Jardim Los Angeles

Domingo será de tempo seco e quente, com máxima atingindo 36°C em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

1974 – Deputado assassinado em Chapada dos Guimarães

Últimas Notícias

Polícia

Caminhonete fica com pneus destruídos após invadir o canteiro central da Via Park

Árvores do canteiro central foram atingidas no acidente

Polícia

Motorista sem CNH é flagrado trafegando na contramão no Centro de Campo Grande

O caso aconteceu neste domingo, no cruzamento da Rua Rio Grande do Sul, com a Avenida Afonso Pena

Esportes

Abel Ferreira critica gramado do Allianz Parque após vitória sobre o Grêmio: ‘Está ruim’

Treinador português não poupou palavras ao avaliar o estado do campo

Transparência

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

Órgão abriu licitação no regime de comodato, ou seja, os aparelhos serão 'emprestados'