Pular para o conteúdo
Cotidiano

ANTT abre novo edital de contrato de concessão da BR-163 após problemas com a CCR MSVia

Leilão para reestruturação do contrato prevê participação de outras empresas. Investimentos devem ser de R$ 2 bi apenas nos primeiros três anos
Osvaldo Sato -
CCR MSVia não cumpriu com todas as duplicações previstas no contrato de concessão (Foto: Divulgação, CCR-MSVia)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a publicação do edital de reestruturação do contrato de concessão da /MS. Isso ocorre após problemas com a CCR MSVia, atual responsável pela manutenção da rodovia.

Com um investimento total estimado em mais de R$ 17 bilhões ao longo de 29 anos, a reestruturação promete ampliação da capacidade de tráfego e melhorias significativas na segurança. O projeto prevê a duplicação de 203 km de estrada, a construção de 147,77 km de faixas adicionais e a implementação de 28,82 km de contornos, além de melhorias no traçado de 22,99 km de vias marginais.

Além disso, prevê a construção de 99 viadutos, 22 passarelas, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna, medidas que visam aumentar a segurança e o conforto dos motoristas e passageiros. Para os caminhoneiros, o projeto inclui a criação de três Pontos de Parada e Descanso, essenciais para a segurança nas viagens de longas distâncias.

O novo modelo de concessão, que substituirá o contrato da MSVia, concessionária atual da rodovia, foi desenvolvido após dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa, que não conseguiu cumprir as exigências do contrato original. A solução encontrada pela ANTT e pelo Ministério dos Transportes, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), foi um reequilíbrio contratual, que permitirá o avanço das obras sem a necessidade de um processo de relicitação, o que poderia atrasar ainda mais as melhorias.

Entre os benefícios mais destacados está a revisão das tarifas de pedágio, que serão ajustadas ao longo do tempo, mas com a garantia de que os aumentos ocorrerão apenas após a execução das obras, vinculando diretamente os reajustes às melhorias reais na rodovia. Além disso, os motoristas terão acesso a descontos de 5% no pedágio para veículos com TAG, isenção para motociclistas e descontos progressivos para aqueles que utilizam o trecho com frequência, especialmente os motoristas que percorrem a rodovia diariamente.

Entretanto, no processo de reestruturação, outras empresas poderão participar do processo e pleitear a concessão para si, em marcado para 22 de maio, na B3, em . O leilão será competitivo, permitindo a participação de outras empresas além da atual controladora, a MSVia, que poderá continuar no comando da concessão, caso seja a vencedora do certame.

A ANTT espera que, com essa medida, mais investimentos sejam realizados na rodovia, beneficiando a todos que dependem da BR-163/MS para transporte de mercadorias e deslocamentos no Centro-Oeste do Brasil. Para isso, a expectativa é que as obras prioritárias, nos primeiros três anos de contrato, recebam um investimento de R$ 2,06 bilhões.

Após pedidos por relicitação, TCU determinou repactuação

A CCR MSVia é a concessionária responsável pela gestão dos 845 km da BR-163 em , um dos principais eixos logísticos do Estado. Em 2014, a rodovia foi concedida à empresa, que assumiu a responsabilidade de duplicar a via e implementar melhorias, com a promessa de investimentos e de uma gestão eficiente. No entanto, ao longo dos 10 anos de concessão, a duplicação de apenas 150 km gerou insatisfações, especialmente considerando o crescimento exponencial do tráfego e o aumento do número de acidentes e mortes.

A CCR MSVia, durante esse período, alegou dificuldades financeiras para cumprir as metas de duplicação, apesar dos elevados valores arrecadados com pedágios. Em resposta a essas dificuldades, a concessionária solicitou a relicitação do contrato, ou seja, a devolução amigável da concessão ao governo. A solicitação foi analisada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que, após uma série de discussões, determinou uma repactuação do contrato, estendendo o prazo de concessão por mais 30 anos. Esse novo acordo obrigou a CCR MSVia a realizar investimentos mais elevados, estimados em R$ 9,3 bilhões, além de antecipar as obras de duplicação para serem concluídas em cinco anos, muito antes do prazo inicial.

A repactuação foi criticada por diversos setores, especialmente o setor de transporte rodoviário, que apontou a falta de cumprimento das promessas de duplicação como um dos principais problemas da rodovia. A rodovia BR-163, conhecida como “rodovia da morte” devido ao alto número de acidentes fatais, se tornou um ponto de tensão entre a concessionária e a sociedade. A reclamação do setor de transportes é que, apesar da cobrança de pedágios elevados, os investimentos não refletem na melhoria da infraestrutura.

A repactuação também estabeleceu que o preço do pedágio só poderá atingir o teto de R$ 15 por praça se a CCR MSVia cumprir com a duplicação da rodovia. Ou seja, a elevação dos valores de pedágio está diretamente vinculada à entrega das obras, o que coloca uma pressão adicional sobre a concessionária para garantir que os compromissos sejam cumpridos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De faturista a mecânico, Funsat oferta 1,7 mil vagas de emprego na próxima semana

Incêndio assusta segurança de empresa no Indubrasil

funtrab

Empresas iniciam semana com oferta de 668 vagas de emprego em Campo Grande

Mulher morre presa às ferragens em acidente envolvendo carretas na BR-158

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

‘Família’ de capivaras mortas por atropelamento chocam motoristas na BR-267

Últimas Notícias

Mundo

Hamas ameaça segurança de refém após cerco de Israel na área onde ele está aprisionado

O Hamas emitiu um aviso neste sábado, 7, sobre o refém Matan Zangauker, dizendo que o exército israelense cercou a área onde ele está sendo mantido em cativeiro e que qualquer dano que lhe aconteça durante uma tentativa de resgate será responsabilidade de Israel. O exército israelense não comentou. Israel faz um novo cerco à … Continued

Polícia

Conversão proibida termina em acidente entre carro e moto na Avenida Ceará

Há três meses está proibido fazer a conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Caconde; ninguém ficou ferido

Trânsito

Motociclista é levado em estado grave para a Santa Casa após acidente na Avenida Tamandaré

A dinâmica do acidente ainda será investigada

Cotidiano

Retirada de fórmulas infantis mudará de local em Três Lagoas na próxima semana

Medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (9)