Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alunos retornam às aulas e precisam se readaptar à rotina sem celular em Campo Grande

Alunos das redes Municipal e Estadual retornam às salas de aula para segundo semestre de 2025
Karina Campos, Murilo Medeiros -
Volta as aulas
Unidade oferta ensino para mais de 1,2 mil alunos (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Cerca de 155 mil alunos das redes Municipal e Estadual de Educação retornam para a sala de aula, nesta segunda-feira (4), para o segundo semestre do ano letivo de 2025. Após o período de e descanso, estudantes terão que se readaptar com a “distância” do celular diante da proibição do uso na escola.

Na Escola Municipal Oliva Enciso, no bairro Tiradentes, em , o diretor Vilmar Balbuena narra que a unidade não registrou impacto negativo no primeiro semestre com a proibição, que foi determinada por lei nacional.

“A escola vinha fazendo um trabalho muito grande de conscientização sobre o uso do celular. Então, para nós, não teve grandes problemas. Talvez um aluno ou outro que chegava vindo de outra escola, entretanto, conversávamos, pois a escola tem um bom diálogo com os alunos. Não tivemos problemas com indisciplina”, descreve.

(Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Menos tempo de tela

Flávia Gomes, diarista, mãe de dois alunos da unidade, de 5 e 12 anos, conta que sente alívio no retorno da rotina. Ela notou a recepção dos e a animação dos filhos no retorno. Além disso, acredita que o amadurecimento dos pequenos se deve à convivência com os amigos e ao aprendizado da escola, ficando longe do “poder das telas”.

“É muito difícil controlar o tempo de telas. Sei que ficam jogando no celular, mas é muito corrido [para supervisionar]. Por exemplo, preciso trabalhar, ir ao mercado, limpar a casa, cuidar deles, levar ao parque, ir para a . Então, na escola aprendem. Eles já não traziam o celular para a escola antes [da proibição], mas todo tempo livre querem o celular”, diz.

Rafaela Pereira Rodrigues, acompanhou as filhas de 9 e 7 anos, no primeiro dia de aula pós-férias. Ela narra que sente segurança ao seguir para o trabalho sabendo que a filha estará bem cuidada na unidade.

“Conheço a escola e sei que é muito tranquila e organizada. A [filha] mais velha ainda está em ritmo de férias e a mais nova animada. É muito importante voltar a rotina, principalmente para a gente que trabalha”, relata.

Por fim, Rafaela diz que ainda não irá fornecer um celular para as filhas. “Acho elas muito pequenas. Então, essa proibição do uso de celular não impactou”.

Diretor da Escola Municipal Oliva Enciso, Vilmar Balbuena(Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Recepção

A unidade municipal tem mais de 1,2 mil alunos. O diretor diz que a preparação acontece anualmente. Contudo, apesar de tradicional, toda recepção tem novidades, como os professores fantasiados de personagens lúdicos.

“Nesses 15 dias de férias, a gente se organizou para finalizar o trabalho, como uma limpeza reforçada e o acolhimento. A escola participa da avaliação Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), onde os professores estão estudando. Essa escola oferta uma educação de qualidade para a região, para alunos de 4 aos 16 anos”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Representante de MS, Pantanal Vôlei estreia com vitórias na Superliga C masculina e feminina

Padrasto é assassinado e rapaz fica com faca cravada na cabeça após briga em São Gabriel do Oeste

concurso

Concorrência de 138 por vaga deixa candidatos apreensivos para concurso da PCMS 2025

“Só no mês passado foram cinco”, diz morador sobre acidentes no Tijuca em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Antes de matar Salvadora na frente dos filhos, marido acumulava 13 passagens pela polícia

edio bloqueio sed

Na ‘geladeira’, ex-adjunto de Reinaldo recebe salário mesmo após corrupção na SED-MS

Incorpore One lança TAJ Condomínio Resort com maior evento gastronômico musical do Brasil

O Código do Arquiteto: Dinarte Spadari Neto e os Labirintos da Inovação SAP

Últimas Notícias

Política

Pollon tem conta no X, antigo Twitter, suspensa

Segundo o aviso do X, Pòllon permanecerá na rede social apenas em modo de visualização, sem poder postar nada e nem curtir nenhum conteúdo

Famosos

Carlinhos Maia causa climão com Lucas Guimarães em entrevista antes do divórcio: ‘Frio’

Em última entrevista antes do divórcio, Carlinhos Maia protagonizou um climão com Lucas Guimarães e admitiu crise no casamento; veja

Brasil

Quem é Marcos do Val, senador alvo de medidas cautelares por descumprir decisão de Moraes

Senador passou a usar tornozeleira eletrônica nesta segunda (4)

Famosos

Jornalista Daniela Lima chega à GloboNews para trabalhar e é demitida do canal

Demissão teria ocorrido instantes antes dela entrar no ar