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Cotidiano

Ainda no papel, ‘Viaduto da Coca-Cola’ é esperança para desafogar trânsito na região

A rotatória entre as avenidas Gury Marques e Senador Mendes Canale é considerada um ponto crítico no trânsito de Campo Grande
Lethycia Anjos -
Rotatória Coca-Cola
Rotatória onde está previsto o viaduto (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Prometido há anos e alvo de cobranças recorrentes da população, o viaduto da Coca-Cola — projetado para ser construído na rotatória entre a Avenida Gury Marques e a Avenida Senador Mendes Canale — segue no papel. A obra, anunciada como solução para um dos pontos mais críticos do trânsito de , agora conta com recursos garantidos, mas ainda sem previsão de início.

Com orçamento estimado em R$ 80 milhões, o viaduto será viabilizado por emendas parlamentares, por meio da articulações entre Prefeitura, Governo do Estado e Bancada Federal.

Marcelo Miglioli, titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), explica que a verba necessária será viabilizada por meio de uma emenda de bancada cadastrada junto ao Governo do Estado. Isso significa que a gestão estadual será responsável pela condução do processo licitatório.

“Estamos tratando as questões operacionais em conjunto com o Estado. A obra está garantida, os recursos estão garantidos, e vamos trabalhar para que tudo comece o mais rápido possível”, destacou.

No entanto, o início das obras segue indefinido. Segundo Miglioli, o trâmite da licitação depende da definição do modelo adotado. Isso porque há duas possibilidades: a contratação separada do projeto e, posteriormente, da execução da obra; ou um modelo integrado.

“Se optarmos pelo caminho convencional, o projeto virá primeiro, e isso pode levar de seis a dez meses. A expectativa mais otimista é que consigamos dar ordem de serviço entre um ano e um ano e meio”, disse.

‘Prioridade de gestão’

Rotatório da coca (Foto: Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

Apesar da morosidade, a prefeita Adriane Lopes reforçou que o viaduto integra as prioridades do novo mandato. Em entrevista ao Midiamax, logo após a reeleição, ela reafirmou o compromisso com a mobilidade urbana da Capital.

“Nosso plano de governo prevê, sim, o Viaduto da Coca-Cola. Nós vamos ter que interligar num projeto novo, inovador na área de mobilidade urbana, desafogando o trânsito da cidade”, afirmou.

Já a Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de ), confirmou que o Governo do Estado irá licitar a obra com recursos viabilizados em parceria com a Bancada Federal, mas não deu detalhes do projeto.

“O projeto contempla o viaduto da Coca-Cola, entre outros investimentos importantes para Campo Grande. No momento, ele se encontra em fase de estudo pela equipe técnica da Secretaria”, disse em nota.

Investimentos milionários

Em novembro do ano passado, a senadora Tereza Cristina (PP) anunciou a destinação de R$ 15 milhões em emendas parlamentares para a construção do viaduto na Avenida Gury Marques. Já em 2025, o deputado federal Vander Loubet (PT) anunciou o aporte de R$ 100 milhões. Os recursos, oriundo de emendas parlamentares, também contemplarão o viaduto da Gury Marques.

Viaduto Jardim Veraneio

Obras (Reprodução, Detran)

Enquanto o projeto da Gury Marques ainda depende de definições técnicas e liberação de recursos, o Viaduto Veraneio, em implantação na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, na transposição com a Avenida Alexandre Herculano (BR-163/MS), avança em ritmo acelerado. A estrutura está sendo construída com investimento da iniciativa privada, no valor total de R$ 25 milhões. São R$ 17 milhões em contrapartida ao município e R$ 8 milhões como investimento direto da construtora responsável.

Iniciada em 2024, a obra já está 64% concluída. O canteiro passou por supressão vegetal nas áreas autorizadas, terraplenagem, implantação de desvio na Rua Rio Claro e execução de 80% da rede de drenagem. A previsão é que o viaduto seja entregue em julho de 2025.

A estrutura deve melhorar o tráfego na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo e reduzir acidentes em um dos trechos mais perigosos da cidade. No entanto, a obra trata-se de uma medida compensatória de trânsito exigida pela prefeitura de Campo Grande para permitir a instalação de um de alto padrão do outro lado do anel viário.

Ponto crítico do trânsito

Via alagada (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Considerada um dos trechos mais problemáticos do trânsito de Campo Grande, a rotatória entre as avenidas Gury Marques e Senador Antônio Mendes Canale, no bairro Pioneiros, é alvo constante de reclamações da população. A combinação de fluxo intenso, problemas estruturais e má sinalização tem provocado acidentes e congestionamentos frequentes.

Na manhã de segunda-feira (26), um motorista de 36 anos ficou ferido após colidir o veículo que dirigia, um Gol, contra uma carreta estacionada na Avenida Senador Mendes Canale. Segundo informações repassadas ao Midiamax, o condutor relatou que o sol atrapalhou sua visibilidade no momento da batida.

A situação do tráfego na região não é novidade para quem passa pelo local. Em março deste ano, uma enxurrada alagou completamente uma das pistas da avenida Dr. Olavo Vilella. A via ficou coberta por água no sentido Rádio Clube, o que gerou um caos no trânsito e colocou motoristas em risco.

Com a repercussão do congestionamento, em abril, a Sisep (Secretaria municipal de Infraestrutura) iniciou obras no local para ativar a boca de lobo tripla que estava desativada e fazer a ligação com o córrego que passa em frente.

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