Cargueiro militar da Força Aérea dos Estados Unidos, modelo Boeing C-17 Globemaster III, chegou a Campo Grande na noite desta terça-feira (29), transportando equipamentos que serão utilizados em treinamento militar da Força Aérea Brasileira.
A aeronave pousou na Base Aérea de Campo Grande por volta das 20h, onde permanece até o fim da simulação militar, marcada para o dia 16 de agosto. Outro modelo da mesma categoria deve chegar à Capital em breve.
As aeronaves reservadas para a operação, de matrícula 97-0045 e 01-0188, pertencem à Guarda Aérea Nacional de Nova York (NY ANG) e transportam helicópteros e equipamentos para uso nas atividades do treinamento.
Realizado a cada dois anos em Mato Grosso do Sul, o Exercício Tápio envolve a FAB (Força Aérea Brasileira), o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e forças militares norte-americanas em operações simuladas de guerra.
Durante o treinamento, os militares realizam manobras que simulam cenários de combate real, incluindo ações de logística em áreas de conflito, evacuação aeromédica, operações de busca e salvamento, e reconhecimento tático.
Com capacidade para mais de 100 paraquedistas ou 36 pacientes em macas, o C-17 é conhecido por sua versatilidade, podendo operar em pistas curtas e transportar até helicópteros de grande porte.
Desenvolvido nos anos 1990, é uma das principais plataformas logísticas da aviação militar norte-americana.
Entusiastas da aviação acompanharam a chegada da aeronave em transmissão pelo YouTube.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***