Cerca de 90 mulheres conseguiram acesso gratuito ao DIU (Dispositivo Intra Uterino), graças a ação de prevenção à gravidez na adolescência, que acontece neste sábado (9), no Centro Especializado Municipal II (Saúde Delas).
O dispositivo foi oferecido às pacientes em idade reprodutiva e que possuem vida sexual ativa, em regiões de vulnerabilidade socioeconômica que apresentam altos índices de atendimentos a meninas entre 10 e 19 anos que estão gestantes.
A ação contou com busca ativa por parte das equipes das unidades de saúde que atendem estas regiões, para identificar as mulheres que tinham interesse no dispositivo. Foram consideradas tanto pacientes que não utilizavam nenhum método contraceptivo, quanto as que utilizavam outros métodos de menor duração, como injeções hormonais ou o anticoncepcional oral.
A superintendente da rede de atenção à saúde, Ana Paula Resende, relata que, embora Campo Grande esteja, em números absolutos, abaixo da média nacional de gravidez na adolescência, algumas regiões da cidade ainda possuem altos índices.
Além disso, Ana Paula reforça que o dispositivo está sendo oferecido para toda a população feminina. “Mesmo com a ação sendo direcionada para adolescentes, o dispositivo está sendo ofertado para toda a população feminina em idade reprodutiva e com vida sexual ativa”.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Dentre as unidades que apresentam o maior número de atendimentos a adolescentes gestantes, estão:
- USF Jardim Noroeste
- USF Moreninhas III
- USF Serradinho
- USF Paulo Coelho
- USF Los Angeles
- CF Portal Caiobá
- CF Iracy Coelho
- USF Coophavilla
- USF Mário Covas
- USF Aero Rancho
O que é o DIU de Cobre?
O Dispositivo Intrauterino de cobre é uma opção contraceptiva não hormonal, que oferece proteção de até 10 anos, sendo indicado tanto para mulheres com filhos quanto para aquelas que ainda não são mães. É um método seguro, reversível e, agora, gratuito.
A inserção será realizada por profissionais capacitados e com o suporte da ultrassonografia para acompanhamento imediato, garantindo conforto e segurança às mulheres atendidas.
Os atendimentos iniciam às 7h30 e será feito para as mulheres que agendaram a inserção posteriormente e confirmaram por telefone.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.