Pular para o conteúdo
Cotidiano

Virada do ano será de calor e chuva em MS; confira como fica o tempo nos próximos dias

A véspera e o Ano Novo serão marcados por pancadas de chuva que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas
Lethycia Anjos -
Chuvas intensas estão previstas nas 79 cidades de MS (Foto: Arquivo, Jornal Midiamax)

O ano de 2024 irá de despedir sob um clima quente e seco em grande parte de , a previsão para a virada do ano aponta chuvas e instabilidade atmosférica em todo o Estado. A véspera e o Ano Novo serão marcados por pancadas de chuva, com acumulados que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, principalmente entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.

Entre sexta-feira (27) e domingo (29), a previsão aponta predomínio de sol com variação de nebulosidade em Mato Grosso do Sul. Nas regiões onde o tempo permanecerá mais firme, as temperaturas devem subir, alcançando entre 34 °C e 37 °C, especialmente no sudoeste e na região pantaneiro.

A umidade relativa do ar deve registrar índices baixos, variando entre 25% e 45%. Essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o clima mais quente e seco.

Por outro lado, as regiões norte, leste e bolsão há possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, influenciadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Pontualmente, existe chance de chuvas mais intensas acompanhadas de tempestades e raios.

Temperaturas

Em relação às temperaturas, estão previstas mínimas entre 16-22 °C e máximas entre 30-35 °C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 17-24 °C e máximas entre 33-37 °C. Já nas regiões do bolsão e norte as mínimas ficam entre 21-24 °C e máximas entre 28-33 °C. Em , mínimas entre 21-24 °C e máximas entre 31-33 °C.

Já os ventos estarão bem variáveis. Entre o quadrante oeste e sul, com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h, conforme indica a previsão.

​Previsão do tempo indica chuvas e instabilidade para o Réveillon

Entre segunda-feira (30) e quinta-feira (01/02/2025), o clima típico de verão marcará Mato Grosso do Sul. Haverá sol durante o dia, aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva. Pontualmente, essas chuvas podem ter forte intensidade e vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A véspera e o Ano Novo devem ser chuvosos em todo o Estado, com previsão de acumulados significativos, que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas, especialmente entre os dias 31 de dezembro a 02 de janeiro.

Conforme o , essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o /Argentina, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, o aquecimento diário e o deslocamento de cavados em níveis médios da atmosfera adversas para a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul

Quanto as temperaturas, estão previstas mínimas entre 21-24 °C e máximas entre 29-34 °C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22-26 °C e máximas entre 29-37 °C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24 °C e máximas entre 30-33 °C. Em Campo Grande, mínimas entre 22-24 °C e máximas entre 29-32 °C.

Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Chuvas de até 175 mm

A previsão meteorológica mostra ainda que há acumulados de precipitação previstos pelo modelo GFS para os próximos dias, divididos em dois períodos. O primeiro entre 26 de dezembro de 2024 a 03 de janeiro de 2025 e o segundo entre 03 a 11 de janeiro de 2025.

No primeiro período, há previsão de chuvas com acumulados entre 30 – 90 mm, enquanto no segundo período a previsão indica possibilidade para acumulados de chuvas entre 50-175 mm.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Japorã vai licitar construção de creche para até 188 crianças na Aldeia Porto Lindo (FNDE, Divulgação)

Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Vacinação contra influenza acontece neste fim de semana em shopping de Dourados

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

EUA: avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Últimas Notícias

Esportes

Bortoleto prevê GP belga ‘complicado’

Embora o piloto brasileiro tenha largado em décimo, ele concluiu a corrida em nono lugar

Polícia

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Maria Eduarda sofreu múltiplas fraturas e faleceu no local

Brasil

Conheça Jorge, a tartaruga brasileira que voltou ao oceano após 40 anos em cativeiro

A tartaruga, natural da Bahia, ficou presa por quatro décadas na Argentina

Polícia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Doce mais famoso das últimas semanas também é ferramenta no mundo do crime