VÍDEO: temporal deixa rastro de destruição em sítio de Sidrolândia

Com a força do temporal, parte do telhado foi arrancada, árvores caíram e móveis foram arrastados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Sítio ficou destruído
Sítio ficou destruído (Fala Povo, Midiamax)

As fortes chuvas registradas em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9) deixaram um rastro de destruição em diversas regiões do Estado. Em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, um sítio ficou destruído pela força do temporal.

Conforme Marcia Regina Moura, proprietária do sítio, o vento forte arrancou parte do telhado do sítio e derrubou árvores. Dentro da casa, os móveis acabaram arrastados e a lama tomou conta do interior. Além disso, a região ficou sem energia elétrica após o temporal.

“O vento acabou com tudo. Caiu pé de eucalipto, os móveis ficaram todos quebrados. A ventania arrastou até as janelas e os armários. A cozinha ficou igual uma peneira, vazando água por todos os lados”, relatou.

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que houve rajada de vento de 85 km/h em Pedro Gomes e de 52 km/h em Campo Grande. Em relação à chuva, as precipitações chegaram a quase 80 mm nas últimas 24 horas.

Maria Cristalina Moura, filha de Marcia, destacou que apesar da chuva muito aguardada, considerando a seca que afetou as plantações e a produção de leite, ninguém esperava que causaria tantos estragos.

“Antes da chuva, o sofrimento era com a seca, sem pasto para o gado e as plantações precisando de água. Ninguém imaginava que a chuva causaria esse tipo de destruição no sítio”, relata Maria.

O prejuízo estimado é de R$ 5 mil, por isso, Maria criou uma vaquinha online para arrecadar doações e reconstruir o sítio: https://www.vakinha.com.br/.

Confira:

Saiba como se proteger em caso de temporal

Para evitar incidentes, a Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de árvores, em casos de rajadas de vento, devido aos riscos de descargas elétricas. Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Além disso, a Cedesc (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) dispara SMS para os números cadastrados no 40199 avisando a população sempre que há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e estragos em plantações.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados