Um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, o ‘antigo relógio da 14’, localizado na Avenida Calógeras com a Avenida Afonso Pena, foi incendiado na manhã desta segunda-feira (15). Testemunhas relataram que o fogo começou após uma pessoa em situação de rua, que se abrigava na parte interna do relógio, atear fogo em uma pilha de lixo.

O incêndio se espalhou rapidamente, e a fumaça saiu pela parte superior do monumento, invadindo a rua e assustando pedestres e motoristas que passavam pela região. Ao Jornal Midiamax, um comerciante relatou ter presenciado toda a ação e disse ter visto quando um homem em situação de rua colocou fogo no local.

Segundo ele, a torre do relógio servia de abrigo para pessoas em situação de rua há alguns dias. Além disso, havia uma grande quantidade de lixo, roupas e objetos pessoais na torre. É possível que o homem tenha buscado refúgio no relógio devido às baixas temperaturas registradas em Campo Grande nos últimos dias.

Relógio da 14
Lixo estava na parte interna do relógio (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Com o auxílio de um caixote, um funcionário da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande) que trabalhava próximo ao local, conseguiu conter o fogo. Em seguida, o Corpo de Bombeiros finalizou o rescaldo das chamas. A Guarda Municipal esteve no local para garantir a segurança do ponto turístico, mas o suspeito de cometer o ato havia fugido.

Antigo relógio da 14

Conhecido como ‘antigo relógio da 14’, o monumento faz referência ao relógio instalado em 1933 na 14 de julho, que representava o marco zero da cidade. Após demolido na década de 1970, o ponto turístico ganhou a réplica erguida novamente em 1999, desta vez na Avenida Calógeras.

Conforme o funcionário da Sectur, uma equipe da prefeitura irá ao local avaliar os danos e realizar a limpeza. Apesar do incidente, o relógio já estava sem funcionamento. O novo relógio, construído na 14 de julho em 2019, também segue sem funcionamento.

Confira o vídeo: