Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Pantanal tem dia de trégua com chuva, mas ‘chão em brasa’ preocupa Bombeiros

Mato Grosso do Sul tem dois dias sem registro de focos ativos de incêndios
Priscilla Peres -
Brasa no chão (Foto: Reprodução/Bombeiros)

Chove no Pantanal de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (9), dando uma trégua para o bioma que sofre com os incêndios florestais. Com a chegada da frente fria já são dois dias sem focos de queimadas ativos, mas o trabalho dos brigadistas não para e agora é o momento de rescaldo.

A tenente-coronel Tatiana de Oliveira, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, comemora a chuva, mas afirma que não é possível descansar. O trimestre entre agosto e outubro é considerado o mais crítico para os incêndios florestais.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros, em monitoramento na região de Pedro Gomes, registrou em vídeo por que o trabalho de rescaldo é tão importante. Apesar de não ter foco ativo e o clima estar ameno, o solo ainda estava em brasa, queimando e podendo se tornar um novo foco.

“Essa é a nossa preocupação e mesmo com a chuva precisamos percorrer essas áreas e fazer o rescaldo para minimizar as chances de um novo foco”, conta ela.

Área queimada chega a 1 milhão de hectares

A atualização do boletim da Operação Pantanal indica que a área queimada neste ano chega a 1.089.600 hectares, o que significa um aumento de 3.7981,4% comparado a área atingida no ano passado. Foram registrados neste ano 5,4 mil focos de calor.

O subcomandante-geral da operação, Coronel Adriano Noleto Rampazo, informa que a semana foi de trabalho intenso na região da Serra do Amolar, Porto da Manga, fazendas de e na BR-262.

“As condições de vento muito forte, o fogo se espalhou por várias fazendas. Conseguimos proteger as sedes das fazendas. Nas condições que estavam de vento e baixa umidade, o combate direto é muito complicado, coloca nossa equipe em risco. Priorizamos, as vidas e propriedades. Em alguns casos, jogamos água nas próprias casas para prevenção. Apesar da chuva, as equipes continuam atuando, pois pode ter amenizado a fumaça, mas ainda tem muita brasa ativa”.

Na região de , Rampazo comenta que foram feitos combates e ações preventivas para proteger pesqueiros, hotéis e propriedades. “Vamos aguardar a intensidade da chuva para montar novas estratégias”.

Ao todo, 106 bombeiros estão atuando no momento nas regiões pantaneiras, com apoio de 79 agentes da Força Nacional, 233 brigadistas do Prevfogo, 23 aeronaves e 60 veículos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

loteria

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Jogou ‘no ar’

Movimentações em torno de candidaturas ao Senado ganha nova peça

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Centrão continua a forçar Hugo Motta para que apadrinhe a continuidade de Carlos Vieira na Presidência da Caixa

Motta não se mexe, para qualquer lado

Sérgio Cruz - O dia na história

1860 – Escravos libertados em Paranaíba

José Garcia Leal concedeu liberdade a escravos por meio de documento público

Polícia

Morador em situação de rua é assassinado com 7 facadas nas costas e nuca em Campo Grande

Testemunhas flagraram autor esfaqueando morador em situação de rua