VÍDEO: Lixo espacial é recolhido em fazenda de MS
Foi encontrado em uma das invernadas da fazenda
Diego Alves –
A PMA (Polícia Militar Ambiental) recolheu um lixo espacial em uma fazenda de Naviraí, cidade a 366 quilômetros de Campo Grande. Segundo a polícia, durante a Operação Prolepse, policiais militares ambientais do 2º BPMA receberam solicitação de uma fazenda na cidade, onde um funcionário relatou que, há aproximadamente três anos, o objeto foi encontrado em uma das invernadas da fazenda, aparentemente caído do céu.
Ainda segundo a PMA, o artefato que trata-se de um cilindro metálico envolto em fibra de vidro, com capacidade para armazenar cerca de 200 litros de gás ou líquido, foi retirado do campo e colocado no pátio da residência principal. O proprietário já havia tentado entregar o objeto às autoridades competentes.
Após a chegada da equipe, foi feita uma inspeção do cilindro, que não apresentava inscrições de perigo ou nocividade. Havia apenas uma marcação indicando a possibilidade de ter armazenado oxigênio. Devido ao período e a ausência de sinais de risco, os agentes recolheram o artefato para destinação ambiental adequada.
A equipe entrou em contato com a FAB (Força Aérea Brasileira) e foi orientada a acionar o CENIPA 4 (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Após análise, o CENIPA 4 determinou que, como o incidente não causou danos ou vítimas, não era necessária uma investigação formal. O objeto foi então entregue à Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí para que fosse realizada a destinação ambiental correta.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.