Um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Pantanal do Nabileque na tarde deste sábado (15), em Corumbá, a 425 km de Campo Grande. Imagens enviadas ao Jornal Midiamax mostram que as chamas são visíveis de longe e a fumaça se espalhou por toda a área ao entorno do Rio Paraguai.

De acordo com informações repassadas por um morador local, apesar de não haver casas nas proximidades, há preocupação de que as chamas se alastrem e atinja a áreas residenciais.

“O Pantanal está em chamas, precisamos de mais prevenção. Isso é revoltante”, disse o morador.

Ainda não se sabe o que provocou o fogo e se equipes de combate estão no local. Na última semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) identificou sete pontos onde podem ter começado os focos de incêndio no Pantanal, que acontecem há cerca de um mês.

Conforme o órgão, o objetivo é saber o que gerou os incêndios florestais ocorridos entre os dias 10 de maio e 10 de junho de 2024, em uma área de aproximadamente 12.387,24 hectares.

Família precisou de resgate após ficar cercada por fogo

Crianças estavam entre os resgatados (Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros)

Na tarde desta sexta-feira (14), uma mulher e três crianças foram resgatadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros após serem cercadas pelo fogo. A família ribeirinha estava no sítio, às margens do Rio Paraguai, quando o incêndio começou.

Após retirar as vítimas, os militares retornaram para combater as chamas, no entanto, por conta da vegetação densa, não conseguiram realizar o trabalho. A equipe se direcionou para a casa da família para impedir que o fogo atingisse o local.

Conforme as informações, os bombeiros montaram uma linha de defesa com 200 metros de mangueira, utilizando a moto bomba mini strik. Além disso, a equipe permaneceram no local durante a madrugada para monitorar as chamas.

MS é o estado com mais focos de incêndio do país

Mato Grosso do Sul é o estado do Brasil com o maior número de focos de incêndio nos últimos dias. Em publicação desta semana, a Ong SOS Pantanal alertou para a crise causada pelos incêndios no Pantanal. Escassez hídrica, ou seja, a falta de chuvas, e o aumento de mais de 1.000% na quantidade de focos ameaça o bioma para uma situação até pior do que a registrada em 2020.

Para evitar tragédia semelhante, Governo Federal e Estadual assinou pacto federativo e enviou equipes preventivas para combater os incêndios.

Em 10 de abril, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou o decreto n° 25 que declara estado de emergência ambiental em todo o Estado, por 180 dias, devido às condições climáticas que favorecem a propagação de focos de incêndio sem controle.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.