Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Helicóptero enviado por MS resgata mulheres e cachorrinho presos em telhado no RS

Policiais Militares e bombeiros foram enviados para a região para resgate e apoio diante da tragédia em inundações
Karina Campos -
Famílias resgatadas no telhado (Reprodução)

Imagens registraram o momento em que militares de Mato Grosso do Sul resgatam famílias ilhadas em telhados de residências em cidades do , nesta quinta-feira (9). Com apoio do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), pessoas agarradas aos animais de estimação eram içadas para o helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN.

O telhado é o único ponto seguro, já que a casa está quase submersa. As mulheres fizeram pontos de abrigo no telhado, sendo possível ver cobertores, um caixa térmica. Elas ainda seguram mochilas. O registro é feito pela Tv Globo.

Assim, quando é içada com a ajuda do militar sul-mato-grossense, a sobrevivente segura o cachorro, enquanto é levada para o helicóptero. O policial permanece no telhado até o retorno da aeronave para resgatar toda a família.

A aeronave da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) foi equipado com um guincho elétrico para o resgate de pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso, o equipamento é capaz de içar até duas pessoas, suportando um peso de 204 quilos, e possui um imageador térmico.

A aeronave partiu de com uma tripulação composta de cinco militares especialistas em busca e salvamento, mas recebeu reforço de mais dois servidores. No dia da viagem, Coronel da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) Rosalino Gimenez Filho, Coordenador-geral do Policiamento Aéreo e Chefe da missão de ajuda humanitária para o RS, explicou que a equipe iria auxiliar no deslocamento das pessoas para áreas seguras, além de transportar suprimentos e equipes de apoio.

Confira o vídeo:

Helicóptero de operações aéreas (Bruno Rezende, Governo de MS)

Mais de 900 pessoas resgatadas

Mais de 900 pessoas já foram resgatadas das enchentes no Rio Grande do Sul pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Quase 80% dos municípios foram atingidos pelas enchentes que começaram na última semana e deixaram o estado gaúcho em decreto de calamidade pública.

Os bombeiros sul-mato-grossenses foram convocados na última sexta-feira (3), quando embarcaram para ajudar nos resgates em São Leopoldo e Canoas. Além disso, um helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN, da Sejusp, decolou para o estado no último sábado (4) com cinco militares especialistas em busca e salvamento.

Além disso, entre as vítimas resgatadas por socorristas de Mato Grosso do Sul, estão uma gestante, resgatada na cidade de Tapes até o Hospital Moinhos, em Porto Alegre, e outras 35 crianças e enfermos, além de 200 animais. 

Também muitos suprimentos são enviados aos gaúchos afetados pela tragédia, como 1.200 garrafas de água, 550 marmitas e 250 quilos de fraldas.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis, adiantou que em um segundo momento, assim que as águas abaixarem, a corporação já está preparando o envio de mais uma equipe, que vai seguir com militares e cães para ajudar na parte de busca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
BR-163

BR-163 tem 19 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

CCJR dará prioridade a projetos do TCE e MSGás antes do recesso

Na lista da Difusão Vermelha da Interpol, foragido é preso em casa em MS

Vander é o candidato do PT e prioridade é eleger o Lula, diz Kemp

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

adriane salário

Corte de gastos: confira ponto a ponto os projetos encaminhados por Adriane aos vereadores

Últimas Notícias

Política

Projeto propõe notificação prévia de vencimento da CNH para motoristas em MS

De autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), a antecedência mínima assegurada da notificação é de 30 dias da data de validade

Transparência

Consórcio negou entrega de documentos, que só chegaram à CPI após contratação de assessorias

Consórcio alegou que pedido inicial da CPI era genérico, sem finalidade específica

Política

Com um voto contrário, projeto que reforça segurança jurídica das PPPs em MS é aprovado

Deputado João Henrique Catan (PL) foi contrário à proposta

Cotidiano

MS recebe 34 novos profissionais pelo Mais Médicos

Quatro atenderão indígenas em áreas de difícil acesso e 30 vão para equipes de Saúde da Família