‘Expulso’ da natureza por incêndios, um filhote de anta foi resgatado com parte do corpo queimada na tarde da última terça-feira (8), em Maracaju, cidade a 160 quilômetros de Campo Grande.
Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Dourados, os militares foram acionados pelo Corpo de Bombeiros de Maracaju. O animal teria sido entregue no quartel dos bombeiros, com várias queimaduras pelo corpo, possivelmente provocadas por incêndios florestais que atingem a região.
Devido às queimaduras, o filhote de anta (Tapirus terrestris) recebeu os primeiros cuidados de emergência, como a aplicação de curativos e soro, ainda em uma clínica veterinária da cidade. Mas, precisou ser transferido para o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande, onde receberá todos os cuidados até poder voltar novamente para a natureza.
Conforme o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o filhote de anta está recebendo toda a atenção necessária da equipe de médicos veterinários. O caso é de extrema sensibilidade, pois o animal apresenta 70% do corpo comprometido, com queimaduras de segundo grau.
Por isso, estão realizando um monitoramento da saúde e fornecendo os cuidados adequados. O Instituto pontua ainda que a situação é delicada e os profissionais estão empenhados em oferecer o tratamento necessário para que o animal possa se recuperar adequadamente.
O restabelecimento do filhote ocorrerá conforme a evolução do seu quadro clínico.
*Matéria atualizada em 10 de outubro, às 08h34, para acréscimo de informações do Imasul.
Confira o resgate:
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.