VÍDEO: Com acidentes cada vez mais frequentes, comerciantes pedem instalação de semáforos no Leblon

Acidentes foram provocados por desatenção e imprudência dos condutores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Comerciantes denunciam acidentes frequentes no Leblon (Reprodução, Leitor Midiamax)

As imagens capturadas por câmeras de segurança impressionam. Mais de uma vez por mês, quem trabalha ou trafega no cruzamento da Avenida Cuiabá com a Rua Clineu da Costa Moraes, no bairro Leblon, presencia acidentes graves causados por desatenção e imprudência dos condutores.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme comerciantes da região, há alguns anos a situação – hoje muito ruim – era ainda pior devido à falta de placas de pare nas esquinas. Com a instalação da sinalização, há dois anos, os acidentes diminuíram, mas ainda acontecem com uma frequência e gravidade assustadora.

Márcio Boni, proprietário de uma padaria neste cruzamento, explica que há uma semana um acidente grave envolvendo um carro e uma moto ocorreu no trecho. Embora haja sinalização vertical e horizontal, muitos condutores não diminuem a velocidade, não param, furam a preferencial ou transitam de olho no celular.

“Aqui é direto acontecendo acidente. Ali embaixo tem uma escola, então nos horários de pico, muita gente passa por aqui. No fim do dia, aqui fica congestionado porque são vários veículos mesmo. Aí eles livram o meio ali, devido à sinalização, vem os motoqueiros sempre muito rápidos, não param, e acabam batendo. Os acidentes acontecem principalmente com motoqueiros”, pontua.

Conforme o comerciante, em um dos acidentes um carro acabou cruzando a avenida e acertando uma pilastra de sua padaria. Isso aumenta o alerta para segurança de pedestres e clientes que ficam na calçada durante o dia.

Acidentes frequentes

Graciela Mendonça de Andrade, vendedora em uma oficina de esquina ao cruzamento, confirma a preocupação de Márcio. Segundo ela, a empresa em que trabalha está instalada naquele ponto há cinco meses. Neste curto período já presenciou diversos acidentes e imprudências que, por muito pouco, não resultaram em algo mais grave.

Inclusive, enquanto conversávamos com os comerciantes, presenciamos carros virando sem antes dar seta, motoqueiros virando na contramão e cruzando a preferencial sem parar, além de carros estacionados próximos às esquinas, limitando a visão de quem precisava cruzar a via.

“Nessa rua tem um fluxo muito intenso de carro, fica muito congestionado em algumas horas do dia. É um perigo! O pessoal anda muito desatento. Todos os acidentes aqui poderiam ser evitados se as pessoas tivessem cautela. Ainda bem, nunca aconteceu nada com clientes nossos, mas já vimos coisas bem feias acontecendo”, explica.

Cruzamento da Avenida Cuiabá com a Rua Clineu da Costa Moraes (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Instalação de semáforos

As imagens dos acidentes foram cedidas ao Jornal Midiamax por Thyago Mendonça de Andrade, proprietário de uma conveniência da região. Conforme o empresário, os acidentes são recorrentes e preocupam pela gravidade. Ele acredita que com a instalação de semáforos a situação poderia ser contida e o número de acidentes, diminuído drasticamente.

“A gente fica bem preocupado com a segurança das pessoas que utilizam as vias públicas e também com a segurança de pedestres e pessoas que possam se envolver nesses acidentes sem ter nada a ver. Por isso acredito que um redutor de velocidade, uma sinalização semafórica nesse cruzamento, seria bem interessante porque tem um fluxo muito grande de carros nos horários de 07h, 13h e final do dia”, explica.

Assim como Márcio, Thyago pontua que os acidentes envolvem motoqueiros, na maioria das vezes. “O motociclista vem pelo corredor e bate nos carros que estão atravessando. Então assim, em três anos de loja que nós temos, já presenciamos muitos acidentes e nós queremos que esses acidentes minimizem ou acabem, para a segurança de todos”, acrescenta.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agetran, informou que, após uma breve análise, foi constatado o elevado índice de acidentes na referida via. Contudo, a agência informa que até o presente momento, não havia recebido solicitações formais para a realização de estudos técnicos ou implantação de semáforos no local.

Em resposta à demanda da população, a Agetran se compromete a enviar uma equipe técnica ao local para avaliar quais intervenções podem ser implementadas de forma imediata, visando aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes.

Confira:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados