VÍDEO: Árvore gigante corria risco de cair e moradores pediam retirada há três anos

Seringueira desabou nesta terça-feira, em Dourados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carro foi destruído (Foto: Marcos Morandi/Jornal Midiamax)

Moradores da rua João Vicente Ferreira, em Dourados, lutavam há anos pela retirada da seringueira centenária que caiu nesta terça-feira (03). Eles tinham autorização ambiental e ciência da prefeitura, mas retirada não ocorreu a tempo de evitar uma tragédia.

A princípio não há pessoas feridas no local, mas cinco carros e duas casas sofreram danos graves. Os moradores estão super assustados com a queda da árvore, que bloqueia totalmente a rua e deixou vários prejuízos financeiros.

Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. Ofício de 2024, mostra que a prefeitura de Dourados colocou a retirada da árvore no cronograma de ações. Mas a retirada chegou tarde, após a queda.

https://www.youtube.com/watch?v=5ooziOl_YDQ

A prefeitura de Dourados foi acionada e disse que equipes estão no local, para fazer a retirada da árvore, mas não se manifestou sobre o tempo de espera dos moradores para a retirada da seringueira.

Conforme os moradores, a árvore corria risco de queda e é por isso que eles pediam a retirada. “Isso é uma tragédia anunciada”, diz moradora de anos do local.

Prejuízos ainda incalculáveis

Cinco carros e duas casas foram total ou parcialmente destruídos pela queda da árvore no bairro Jardim Paulista, região central de Dourados. Os prejuízos ainda serão calculados, considerando que deve levar dois dias para que a árvore seja retirada do local.

Totalmente destruído, um veículo Voyage não tinha seguro. Além dele, um Citroen também foi completamente destruído e três caminhonetes sofreram danos. A energia elétrica do bairro foi suspensa para a retirada da árvore.

A motorista do Voyage, de 20 anos, contou que havia estacionado embaixo da árvore há apenas 20 minutos, quando ouviu o barulho da queda.

Moradores tinham autorização para remoção

Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. No documento, explica que a árvore da espécie seringueira, teve seu tombamento revogado em dezembro de 2021.

O documento afirma que os motivos para a retirada se enquadram em lei, o requerente se comprometeu ao plantio de muda no local e pagamento de compensação ambiental. A autorização toinha prazo de 180 dias e expirou em setembro de 2023.

Em abril deste ano, ofício assinado pelo secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha, mostra que a retirada da árvore foi “inserida no cronograma de trabalho da secretaria”.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados