VÍDEO: Adolescentes chutam gambá e animal tenta fugir de agressões em escola de Costa Rica

Agressões foram gravadas e compartilhadas nas redes sociais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Gambá tenta escapar de agressões, mas é impedido (Foto: Reprodução vídeo, leitor Midiamax)

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, alunos de uma escola estadual em Costa Rica, a 384 quilômetros de Campo Grande, aparecem chutando um gambá. O animal parece assustado enquanto tenta fugir das agressões.

Nas imagens enviadas nesta segunda-feira (9) ao Jornal Midiamax, dois adolescentes – com uniformes da rede estadual de ensino – aparecem chutando o gambá, enquanto o animal tenta fugir das agressões. No vídeo é possível ouvir risos durante a ação.

Na gravação, uma das pessoas diz para matarem o animal. “Mata o bicho. Mata o bicho”, repete. Já um outro intercede pelo gambá: “não mata, não”. Segundo informações apuradas pelo Jornal Midiamax, o vídeo foi compartilhado nas redes sociais de um dos adolescentes que aparece chutando o gambá.

Ainda conforme a denúncia, o vídeo também foi enviado para a direção da escola. Questionada sobre o caso, a SED (Secretaria de Estado de Educação), informou que o fato aconteceu no último dia 2, e segundo a direção, após o ocorrido, os estudantes foram chamados para falar sobre a conduta adotada com o animal.

Ainda em nota, a SED afirmou que “os estudantes foram orientados sobre as práticas adequadas em casos como esse, bem como conscientização e cuidados com a segurança. Também de acordo com a equipe de gestão, o animal foi solto sem ferimentos”.

Agressões à gambá aconteceram em escola estadual de Costa Rica (Vídeo: leitor Midiamax)

Maus-tratos a animais silvestres é crime

Conforme artigo 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 – que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente – “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” é crime, passível de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Crimes cometidos contra animais silvestres devem ser denunciadas à PMA (Polícia Militar Ambiental).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados