Ventos fortes deixam estragos e Energisa ativa plano de contingência da rede elétrica no sul de MS

Há casos de estragos em Ponta Porã, Dourados, Bela Vista, Amambai e Aral Moreira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ventos fortes
Árvore caída (Fala Povo, Jornal Midiamax)

Chuva, com rajadas intensas de vento, atinge grande parte da região sul de Mato Grosso do Sul na tarde desta quinta-feira (21) deixando um rastro de destruição, com árvores caindo sob a rede elétrica.

A Energisa acionou o plano de contingência e reforçou o número de equipes para normalizar, quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes nas cidades atingidas. Há casos de estragos em Ponta Porã, Dourados, Bela Vista, Amambai e Aral Moreira.

A empresa ressalta que nessas situações de temporais, quando objetos atingem a fiação, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao caírem ao solo, podem estar energizados. A orientação é não se aproximar e acionar a concessionária.

Orientações

Em Ponta Porã, um motociclista foi atingido por uma árvore que caiu durante a ventania no município. A orientação da Energisa é evitar ficar exposto a céu aberto durante aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos.

O outono começou com um alerta para várias cidades da região: chuva forte e risco de temporais em algumas localidades com a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul.

Juntamente com o trabalho operacional preventivo, gerente de Operação da Energisa, Helier Fioravante, ressalta as dicas de segurança, visando evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.

“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, garante.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não usar o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.

Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.

Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.

Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) e no site clicando aqui.

Conteúdos relacionados

justiça
Professor Reme