Ventos fortes deixam estragos e Energisa ativa plano de contingência da rede elétrica no sul de MS
Há casos de estragos em Ponta Porã, Dourados, Bela Vista, Amambai e Aral Moreira
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Chuva, com rajadas intensas de vento, atinge grande parte da região sul de Mato Grosso do Sul na tarde desta quinta-feira (21) deixando um rastro de destruição, com árvores caindo sob a rede elétrica.
A Energisa acionou o plano de contingência e reforçou o número de equipes para normalizar, quanto antes, o fornecimento de energia para os clientes nas cidades atingidas. Há casos de estragos em Ponta Porã, Dourados, Bela Vista, Amambai e Aral Moreira.
A empresa ressalta que nessas situações de temporais, quando objetos atingem a fiação, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao caírem ao solo, podem estar energizados. A orientação é não se aproximar e acionar a concessionária.
Orientações
Em Ponta Porã, um motociclista foi atingido por uma árvore que caiu durante a ventania no município. A orientação da Energisa é evitar ficar exposto a céu aberto durante aproximação de temporais e manter a distância de cabos partidos.
O outono começou com um alerta para várias cidades da região: chuva forte e risco de temporais em algumas localidades com a chegada de uma frente fria em Mato Grosso do Sul.
Juntamente com o trabalho operacional preventivo, gerente de Operação da Energisa, Helier Fioravante, ressalta as dicas de segurança, visando evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.
“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, garante.
Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não usar o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.
Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.
Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.
Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) e no site clicando aqui.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de dupla por matar Pâmela queimada com gasolina em Campo Grande
- Morre travesti que teve 90% do corpo queimado após discussão em boate de Campo Grande
- Às vésperas de novo aumento da tarifa, Câmara sinaliza liberar milhões de reais ao Consórcio Guaicurus
- Prefeitura terá que aumentar tarifa do Consórcio Guaicurus sob pena de multa de R$ 50 mil por dia
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Político de MS reconhecido em página de ‘daddy’
Senador de MS lembrou momento ao lado de Trump nas redes sociais
Mércia descobre sala secreta de Volney: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 22/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (22)
Jayme confirma a Doralice que Osmar roubou bilhete: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 22/01/2025
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (22)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.