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Cotidiano

Vai aproveitar a Black Friday em MS? Confira dicas de como se proteger de golpes

Procon dá dicas de como se proteger durante as compras de Black Friday
Jennifer Ribeiro -
Consumidores devem se atentar para compras da Black Friday. (Divulgação, Procon/MS)

Com a chegada da na próxima sexta-feira (29), os consumidores devem redobrar a atenção, já que práticas como falsas promoções ou preços inflacionados para simular reduções são comuns. Por isso, tanto o Procon estadual, quanto o municipal, intensificam suas ações para orientar os consumidores e evitar fraudes.

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Conforme o secretário executivo do Procon MS, Angelo Motti, uma das principais orientações é que o consumidor faça uma pesquisa prévia de preços. Monitorar o valor dos produtos nos dias que antecedem a Black Friday ajuda a intensificar se os descontos são reais ou mascarados.

Para facilitar essa análise, o Procon disponibiliza ferramentas e aplicativos que auxiliam o consumidor (clique aqui), além de manter as equipes ativas para atender eventuais denúncias de irregularidades.

Outra recomendação é que os consumidores optem por sites e lojas confiáveis. Uma sugestão é que os consumidores verifiquem a reputação das empresas em plataformas como o Reclame Aqui e confiram se os sites possuem certificados de segurança, como o cadeado na barra de endereço. Também é essencial desconfiar de promoções com preços muito abaixo do mercado, que podem ser um indício de golpes virtuais.

Pós-compra

Ao finalizar a compra, o consumidor deve exigir nota fiscal e guardar comprovantes, sejam físicos ou digitais. Os documentos são fundamentais para eventuais reclamações ou devoluções. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, nas compras online, o cliente tem o direito de desistir da compra em até sete dias após o recebimento do produto, sem a necessidade de justificar o motivo.

“É fundamental evitar compras por impulso e analisar se o produto ou serviço é realmente necessário”, alerta Angelo. O Procon MS seguirá monitorando o mercado e atendendo reclamações pelo telefone 151 e pelo site.

Caso um produto ou serviço apresente algum tipo de problema, o consumidor é orientado a procurar primeiro o fornecedor em busca de uma solução. Se isso não ocorrer, a reclamação pode ser registrada por meio de formulário on-line no site do Procon/MS, presencialmente nas unidades de atendimento na Capital e nas cidades onde há Procon municipal instalado.

Dicas do Procon

Pesquisa de preços: o órgão de proteção ao consumidor explica que é importante pesquisar antes de comprar. Segundo o Procon, esta é uma maneira de se certificar de que a oferta é vantajosa.

Desconfie de descontos excessivos: conforme o Procon, é possível que alguns estabelecimentos aumentem os valores antes da promoção para parecer que os descontos oferecidos são maiores. Por isso, mais uma vez a importância da , antes mesmo da Black Friday.

Reputação do vendedor: as avaliações sobre o vendedor devem ser consideradas para prevenir possíveis problemas.

Regras das promoções: é importante conferir todas as regras da promoção ofertada. Prazos de entrega, políticas de troca e de garantia dos produtos devem ser observadas antes da compra.

Peça os comprovantes: tenha todos os comprovantes e recibos das compras, pois, são necessários caso, tenha alguma reclamação sobre o produto.

Direito de arrependimento: o Procon alerta que em casos de compras online, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender e solicitar a devolução do produto.

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