Professores e acadêmicos de cursos da área de saúde da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realizam nesta segunda-feira (20) mais uma etapa do projeto UEMS na Rota, que coleta dados sobre a saúde de caminhoneiros, profissionais entre os mais impactados pela Rota Bioceânica.

A ação acontece no posto de combustíveis Caravágio, na BR-163, em Campo Grande, próximo ao residencial Dahma. Na ocasião, médicos, enfermeiros e acadêmicos realizam atendimentos aos caminhoneiros das 18h às 20h. 

Atendimentos oferecidos gratuitamente

De acordo com a universidade, no local serão realizados testes rápidos de glicose, hepatite, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), assim como exames oftalmológicos, exames físicos, cardiovasculares, de saúde respiratória e tabagismo, além de serem concedidas orientações gerais sobre saúde. 

Segundo o médico Ruberval Franco Maciel, professor que coordena o projeto, a ação também serve para a coleta de dados para as pesquisas sobre a saúde dos caminhoneiros. 

“Esses levantamentos são importantes para a elaboração de políticas públicas ligadas a esse segmento”, completa o professor.

As pesquisas sobre a Rota Bioceânica começaram em 2016 por meio de uma rede internacional entre o Brasil, a Argentina, Chile e Paraguai. Em 2020 o projeto se expandiu, sendo incluído a iniciativa UEMS na Rota com a abordagem sobre a saúde dos caminhoneiros.

Ao todo, o projeto conta com 8 eixos temáticos voltados para pesquisa e extensão, incluindo as áreas de Direito, Inovação e Integração; Linguagem, Educação, Memória e Transculturalidade; Turismo, Gestão e Sustentabilidade; Saúde e Fronteira; Território, Negócios e Transportes; Agronegócio, Inovação e Biosseguridade; Patrimônio, Sociedade e Cultura; e Ciência, Tecnologia e Inovação.