Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalhadores manifestam contra jornada 6×1 na praça Ary Coelho: ‘Muito cansativo’

PEC tramita na Câmara dos Deputados pelo fim da escala de trabalho 6x1
Priscilla Peres, Schimene Weber -
(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Trabalhadores realizam uma manifestação na manhã desta sexta-feira (15), feriado nacional, contra a jornada de trabalho 6×1. O manifesto acontece na praça Ary Coelho, centro de , e tem o objetivo de reunir apoiadores da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ao Jornal Midiamax, os trabalhadores falaram sobre as dificuldades da jornada de seis dias de trabalho e um de descanso. Aos 20 anos, Murilo Henrique trabalha como atendente de uma rede de lanchonete e conta dos impactos em sua vida pessoal.

“Tira meu tempo de poder fazer outras coisas, como estudar ou poder me divertir com a minha família e amigos. Se for aprovada, eu vou ter muito mais tempo, porque é muito cansativo, principalmente na madrugada”, diz o trabalhador.

Presidente do diretório do PT em MS, Agamenon do Prado, acredita que a mudança na jornada de trabalho vai contribuir para a abertura de novas vagas de emprego. “Nós sabemos que o mundo tem dificuldade de geração de emprego e acho que com a redução de jornada, vai abrir a possibilidade de abrir novas vagas de emprego. Esse discurso que a empresa vai falir é algo bem antigo”.

(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Jornada tripla

Na manifestação, a professora universitária Bartolina Ramalho, 62, destaca que a jornada 6×1 tem impacto ainda maios sob as mulheres que precisam conciliar jornada tripla, de trabalho fora, em casa e com filhos.

“Mulheres do comércio, por exemplo, trabalham seis dias na semana e ainda precisam cuidar da casa dos filhos e quase não têm tempo para lazer. A falta do lazer no caso das mulheres tem adoecidos essas famílias. Uma mulher cansada, estressada, sem tempo para si, adoecida, adoece toda a família”, diz a professora que defende mais tempo para mulheres, que ainda têm o agravante da precarização do trabalho”, destaca.

A assessora parlamentar, Alice Leal, afirma que essa é uma luta pelo fim da jornada 6×1, que é “muito cansativa para os trabalhadores”, para ela, qualquer jornada que não maltrate o trabalhador é importante até para melhorar o desempenho dos trabalhadores.

(Foto: Madu Livramento/Jornal Midiamax)

Sobre a PEC

As 44 horas semanais resultam em jornadas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso por semana, ou seja, a jornada de 6×1. A proposta que tramita na Câmara dos Deputados quer o fim dessa escala e ainda vai além, busca uma redução para a escala 4×3, ou seja, com 4 dias de trabalho e 3 de descanso. 

“Esta emenda à Constituição surge a partir das demandas e reivindicações dos trabalhadores, por meio de mecanismos participativos, em que quase 800 mil brasileiros e brasileiras cobram do Congresso Nacional o fim da jornada 6×1 e adoção da jornada de trabalho de 4 dias na semana, evidenciando a relevância e o respaldo significativo da sociedade em relação à necessidade de reformas na legislação trabalhista”, diz trecho da justificada da PEC de autoria da deputada Erika Hilton (-SP).

Para que a proposta siga para discussão no Congresso Nacional eram necessárias ao menos 171 assinaturas de deputados federais. O número foi ultrapassado no final da manhã desta quarta-feira (13), quando 194 deputados se manifestaram favoráveis. 

A proposta ainda deverá ser aprovada no Senado e sancionada pela presidência para ser incorporada à Constituição Brasileira. Para ler o texto da proposta na íntegra, acesse aqui.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vander e Kemp reforçam convite e Fábio Trad define futuro no PT até agosto

Palmeiras

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ)

Em dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa

Com alerta de queda de temperatura, Ponto de Apoio permanece ativo no Parque Ayrton Senna

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Nova técnica do Fortaleza será 1ª mulher à frente de time masculino no basquete brasileiro

Últimas Notícias

Polícia

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Carnes e outros alimentos não perecíveis seriam levadas para o Paraguai

Cotidiano

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Abertura de salas no interior de MS ainda não tem previsão, conforme a Aena

Polícia

Defesa nega agressão a jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Defesa diz que não houve tentativa de feminicídio, como a jovem relatou anteriormente ao Jornal Midiamax

Polícia

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Devido ao impacto, a vítima precisou ser transferida para Santa Casa de Campo Grande