Pular para o conteúdo
Cotidiano

Trabalhadores dos hospitais universitários de Mato Grosso do Sul entram em greve no dia 2 de maio

A greve afetará os atendimentos nos hospitais universitários de Campo Grande e Dourados
Lethycia Anjos -
HU-UFMS
HU-UFMS (Arquivo, Jornal Midiamax)

Trabalhadores do setor de saúde do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) entrarão em greve a partir da próxima quinta-feira, 2 de maio. A categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial.

Em comunicado oficial, o Sindserh-MS (Sindicato dos Trabalhadores de Empresa Pública de Serviços Hospitalares de Mato Grosso do Sul), anunciou que a deflagração da greve ocorreu após assembleia realizada na última sexta-feira (26). A presidência da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) recebeu o comunicado da greve nesta segunda-feira (29).

Entre as reivindicações da categoria está o reajuste salarial de 14,07%, e melhores benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-creche. Conforme o Sindicato, a paralisação será parcial, seguindo a regulamentação para serviços essenciais.

O movimento nacional ganhou adesão de diversos estados, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.

Nesta terça-feira (30), às 9h, os trabalhadores estarão mobilizados em frente ao Humap-UFMS e HU-UFGD em um evento de esquenta para a greve.

Greve na UFMS

Paralisação dos servidores (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em assembleia da Adufms (Associação dos Docentes) realizada na última terça-feira (23), professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiram pela deflagração da greve no dia 1º de maio. A decisão ocorre após o Governo Federal apresentar uma nova proposta de acordo salarial.

A votação, realizada em formato híbrido, contou com a participação de docentes dos Campus de , Três Lagoas (CPTL), (CPAQ) e Corumbá (CPan). Ao todo, foram 150 votos a favor da greve, 52 contra e duas abstenções.

Além disso, desde o dia 14 de março, servidores técnicos-administrativos da UFMS deliberaram pela adesão à paralisação nacional da categoria. Em Mato Grosso do Sul, a greve atinge diversos setores da universidade, enquanto a categoria reivindica melhores condições de trabalho.

Conforme o Sindicato, na UFMS há mais de 1.700 técnicos-administrativos que desempenham diversas funções como vigilante, auxiliar administrativo, psicólogo, assistente social, físico, etc.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem, após fogo atingir aterro no Noroeste 

Reunião entre moradores e representantes da Defesa Civil aconteceu na manhã desta quinta-feira (31)

Esportes

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

Equipes de Campo Grande já estão garantidas na semifinal do Estadual, que vale vaga ao seu campeão para a Copa do Brasil Sub 20

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho