Teste rápido e fórmula infantil gratuita: Sesau institui medidas para prevenir transmissão vertical do HIV

As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Medida destina-se a lactantes (Arquivo Midiamax)

Em resolução divulgada nesta quinta-feira (12) a prefeitura de Campo Grande por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) institui o serviço de testagem rápida para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em mulheres que amamentam como rotina de prevenção à transmissão vertical do vírus.

A medida está fundamentada na legislação que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, Lei n. 8.080/1990, a Portaria de Consolidação n. 6/2017. Também considera guias, protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde, que tratam da prevenção, diagnóstico e manejo de ISTs, HIV, sífilis e hepatites virais.

Conforme a resolução, a testagem deverá ocorrer a partir do primeiro mês após o parto, durante as consultas de puericultura da criança. Caso o resultado seja reagente, a mãe será orientada a suspender imediatamente o aleitamento materno. A Sesau deverá notificar o caso no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), e iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente na unidade de saúde.

A criança exposta ao HIV receberá um encaminhamento para atendimento com infectologista pediátrico em um serviço especializado, via Sisreg (Sistema de Regulação Ambulatorial). Além disso, o cuidado deverá ocorrer de forma compartilhada com a unidade de atenção primária de referência, pelo menos até a definição do estado sorológico da criança.

A resolução estabelece ainda que no serviço especializado CEDIP (Centro de Doenças Infecto Parasitárias), a criança exposta ao vírus do HIV terá acesso gratuito à fórmula infantil, em substituição ao leite materno, como medida para evitar a transmissão vertical do vírus.

Onde realizar o teste de HIV?

Teste de HIV
Teste de HIV (Divulgação)

O HIV (Human Immunodeficiency Vírus), sigla em inglês, é o vírus que provoca a imunodeficiência humana. Conforme a infecção pelo HIV avança, o sistema imunológico enfraquece até não conseguir mais combater outros agentes infecciosos. Quando isso ocorre, a pessoa desenvolve a Aids. Em suma, a diferença entre o vírus e a doença é que o HIV pode levar ao desenvolvimento da Aids (Acquired Immune Deficiency Syndrome).

Em Campo Grande, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) oferece a testagem gratuita das infecções sexualmente transmissíveis. Um único teste pode detectar Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Além disso, o local realiza consultas de Urologia e Ginecologia, Projeto Smash, que oferece preventivo e coleta para teste de HPV, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) – indicada e utilizada antes da exposição sexual e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.

No pré-atendimento há uma conversa para identificar a queixa de saúde e os motivos da visita. Após essa triagem, o paciente é encaminhado para o teste, que leva cerca de 30 minutos. Com os resultados em mãos, ele recebe orientações adequadas: em caso de resultado positivo recebe orientações para o tratamento. Caso seja negativo e houver interesse no PrEP, agenda-se uma consulta para o acesso ao medicamento.

O CTA está localizado na Rua Anhanduí, nº 353, bairro Vila Carvalho (próximo ao Horto Florestal). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h (sem pausa para o almoço). A testagem rápida vai até às 16h. É necessário levar um documento com foto.

Para encontrar a unidade de saúde mais perto da sua casa basta acessar o site: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família