Pular para o conteúdo
Cotidiano

Teste rápido e fórmula infantil gratuita: Sesau institui medidas para prevenir transmissão vertical do HIV

As medidas têm como objetivo prevenir a transmissão do HIV da mãe para o bebê durante a amamentação
Lethycia Anjos -
(Arquivo Midiamax)

Em resolução divulgada nesta quinta-feira (12) a prefeitura de Campo Grande por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) institui o serviço de testagem rápida para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) em mulheres que amamentam como rotina de prevenção à transmissão vertical do vírus.

A medida está fundamentada na legislação que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, Lei n. 8.080/1990, a Portaria de Consolidação n. 6/2017. Também considera guias, protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde, que tratam da prevenção, diagnóstico e manejo de ISTs, HIV, sífilis e hepatites virais.

Conforme a resolução, a testagem deverá ocorrer a partir do primeiro mês após o parto, durante as consultas de puericultura da criança. Caso o resultado seja reagente, a mãe será orientada a suspender imediatamente o aleitamento materno. A Sesau deverá notificar o caso no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), e iniciar o tratamento com antirretrovirais imediatamente na unidade de saúde.

A criança exposta ao HIV receberá um encaminhamento para atendimento com infectologista pediátrico em um serviço especializado, via Sisreg (Sistema de Regulação Ambulatorial). Além disso, o cuidado deverá ocorrer de forma compartilhada com a unidade de atenção primária de referência, pelo menos até a definição do estado sorológico da criança.

A resolução estabelece ainda que no serviço especializado CEDIP (Centro de Doenças Infecto Parasitárias), a criança exposta ao vírus do HIV terá acesso gratuito à fórmula infantil, em substituição ao leite materno, como medida para evitar a transmissão vertical do vírus.

Onde realizar o teste de HIV?

Teste de HIV
Teste de HIV (Divulgação)

O HIV (Human Immunodeficiency Vírus), sigla em inglês, é o vírus que provoca a imunodeficiência humana. Conforme a infecção pelo HIV avança, o sistema imunológico enfraquece até não conseguir mais combater outros agentes infecciosos. Quando isso ocorre, a pessoa desenvolve a Aids. Em suma, a diferença entre o vírus e a doença é que o HIV pode levar ao desenvolvimento da Aids (Acquired Immune Deficiency Syndrome).

Em Campo Grande, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) oferece a testagem gratuita das infecções sexualmente transmissíveis. Um único teste pode detectar Sífilis, HIV e Hepatites B e C. Além disso, o local realiza consultas de Urologia e Ginecologia, Projeto Smash, que oferece preventivo e coleta para teste de HPV, PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) – indicada e utilizada antes da exposição sexual e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) – utilizada após uma exposição sexual com indicação de prevenção do HIV.

No pré-atendimento há uma conversa para identificar a queixa de saúde e os motivos da visita. Após essa triagem, o paciente é encaminhado para o teste, que leva cerca de 30 minutos. Com os resultados em mãos, ele recebe orientações adequadas: em caso de resultado positivo recebe orientações para o tratamento. Caso seja negativo e houver interesse no PrEP, agenda-se uma consulta para o acesso ao medicamento.

O CTA está localizado na Rua Anhanduí, nº 353, bairro Vila Carvalho (próximo ao Horto Florestal). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h (sem pausa para o almoço). A testagem rápida vai até às 16h. É necessário levar um documento com foto.

Para encontrar a unidade de saúde mais perto da sua casa basta acessar o site: https://campograndems.labinovaapsfiocruz.com.br/osa/.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto