Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Terra e fogo’: Confira imagens aéreas do Pantanal em sobrevoo com Simone Tebet e Marina Silva

Simone Tebet e Marina Silva definiram cenário no Pantanal como 'devastador e impactante'
Dândara Genelhú -
pantanal ministras sobrevoo
Ministras em sobrevoo no Pantanal. (Saul Schramm, Governo MS)

Duas ministras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoaram o Pantanal nesta sexta-feira (28) para monitoramento dos incêndios que atingem o bioma em , município a 420 km de . A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, definiu o cenário como ‘terra e fogo’.

“Nós considerávamos o Pantanal a terra da água e da terra. O que nós vimos hoje foi apenas terra e fogo. Nós vimos um cenário devastador”, complementou Simone.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou dos sobrevoos ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB). Portanto, comentou sobre o cenário pantaneiro. “Quando a gente vê aquela situação que nós vimos lá embaixo, é muito triste e impactante”, afirmou a ministra do Meio Ambiente.

O coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, deputado Vander Loubet (PT), registrou imagens do sobrevoo. “Muito triste ver nosso Pantanal assim”, lamentou o coordenador da bancada.

Além disso, participaram da visita aérea os deputados Dagoberto Nogueira (PSDB) e Camila Jara (PT). “A situação exige a cooperação de todos”, disse a deputada.

Confira o compilado de registos do sobrevoo:

Comitiva no Pantanal

Também fazem parte da comitiva de visita ao Pantanal o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro de Moura, e o secretário da casa civil, Eduardo Rocha. Além de servidores da Defesa Civil e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Então, após o sobrevoo, as ministras participaram de coletiva ao lado do governador Eduardo Riedel. Marina Silva afirmou que os incêndios que devastam o Pantanal resultam de uma combinação perversa de vários fatores.

Assim, destacou as principais causas dos incêndios no pantanal. “De 1º de janeiro a 26 junho deste ano foram contabilizados 3.426 focos de incêndio no Pantanal. É uma quantidade totalmente fora da curva o que vem acontecendo. Mesmo comparando com 2020, que foi o pior ano, com o maior incêndio registrado no Pantanal”, detalhou a ministra.

Conforme a chefe da pasta, o cenário se dá pela junção de três aspectos principais: a ação humana intencional, criminosa ou não, fenômenos meteorológicos e fenômenos naturais. 

“Essa é a maior seca dos últimos 70 anos. Junta-se a isso o El Niño, o La Niña, incêndios pela mão humana e o processo de estiagem que é o pior dos últimos 70 anos”, comentou a ministra.

Recursos para o combate

A ministra Simone Tebet afirmou em coletiva de imprensa em Corumbá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu “carta branca” no que se refere aos recursos para o combate aos incêndios que castigam o Pantanal em MS.

Ex-senadora por Mato Grosso do Sul e atual ministra, Simone Tebet explicou que se reuniu com o presidente Lula antes da viagem ao Pantanal, que mandou alguns recados para o Estado:

Diga ao povo de MS que todos os ministérios necessários estão envolvidos e, pelo menos até agora são oito ministérios envolvidos. E que não faltará recurso e nem orçamento, ainda que com crédito extraordinário, para que possamos ter mais efetivos, mais brigadistas, mais aeronaves, mais veículos e mais recursos para que possamos combater esses incêndios”, pontuou sobre o recado de Lula. 

Portanto, Lula teria completado o recado: “Gostaria de deixar reforçado aqui que o presidente Lula nos deu ‘carta branca’ assinado, especialmente para a ministra Marina Silva, para que possamos não medir esforços para resolver essa crise que, de novo, não é uma crise do Brasil, ela passa a ser uma crise ambiental da humanidade”, continuou a ministra. 

pantanal
Incêndios atingem várias partes do Pantanal sul-mato-grossense (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Fogo no Pantanal

O fogo tem castigado o Pantanal há semanas e destruiu milhares de hectares do bioma. Na noite de quinta-feira (27), 40 dos 82 agentes da Força Nacional chegaram a Corumbá para reforçar o combate aos incêndios. 

monitoramento de focos ativos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostra que o número de focos no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 2.552 entre 1º de junho e a última quinta-feira (27), número muito maior do que os 77 detectados em todo o mês no ano passado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro

Mega-Sena

Fez sua ‘fezinha’? Mega-Sena sorteia R$ 46 milhões nesta terça-feira

Emocionados, amigos e familiares se despedem de Gabriel, morto em acidente na BR-163

br-163 duplicação

ANTT autoriza início das obras de duplicação de 5,5 km da BR-163 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Paris homenageia Brasil em show da Queda da Bastilha com mil drones e luzes na Torre Eiffel

Últimas Notícias

Polícia

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Rapaz foi ferido com um tiro no abdômen

Famosos

Maisa Silva se pronuncia após piada polêmica do Fantástico: ‘Infelizmente…’

Maisa Silva resolveu se pronunciar após deparar com uma piada do Fantástico envolvendo ela e Larissa Manoela; entenda

Cotidiano

Cadê a Nutella? Família procura gata desaparecida no Bairro Tiradentes

A felina escapou de casa na noite deste domingo (13)

Política

Promotoria fiscaliza transporte de pacientes em hemodiálise após reunião com prefeito

Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor