Os espaços destinados para moradia das famílias da antiga Favela do Mandela, atingidas pelo incêndio no ano passado, começam a ganhar forma com as paredes de tijolo construídas. Na manhã desta quinta-feira (1°), em um dos terrenos no bairro Talismã, o Jornal Midiamax conferiu o trabalho em andamento.
As casas ficam lado a lado, de moradia popular. A estrutura já está erguida, faltando detalhes como janela, porta e telhado, além das instalações de luz e água. O cenário já afasta a antiga realidade de quem perdeu tudo no incêndio de alta proporção.
Conforme a Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), processo de fundação já está em andamento, com escavações, posicionamento de armações de aço e nivelamento das casas.
“Atualmente, algumas unidades encontram-se na fase de aplicação do concreto na fundação. As áreas localizadas no Iguatemi I e II estão na fase de preparação dos terrenos”.
Já dentre as etapas já concluídas no José Tavares, está o aterramento, a abertura de arruamento e a demarcação dos lotes, além da instalação da rede de água e o início da alvenaria. A previsão de entrega das unidades destinadas às famílias da comunidade Mandela é dezembro de 2024.

Famílias abrigadas
Havia seis famílias abrigadas na Escola Municipal Kamé Almeida, mas as últimas duas deixaram a unidade para morar com familiares até a conclusão da obra.
A Emha informou que auxiliou no transporte de móveis para os novos endereços.
Foto de capa: Equipes em construção (Nathalia Alcântara, Midiamax)