Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sistema lançado em parceria com a LASA ajuda MS a identificar áreas para queima prescrita  

Técnica foi instituída pelo Governo de MS como forma de prevenir incêndios florestais em áreas críticas
Priscilla Peres -
(Foto: Silas Ismael/Divulgação Wetlands International)

O SIFAU (Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas), lançado em novembro de 2023 pela Wetlands International e o Imasul (Instituto de de ), está sendo usado pelo Governo do Estado na tomada de decisões sobre a queima prescrita em áreas de Mato Grosso do Sul.  

Diante da situação climática da região, da seca nos rios e pouca perspectiva de chuva, o Governo do Estado decretou situação de emergência ambiental em todo o Mato Grosso do Sul por 180 dias. O texto do decreto foi publicado nesta quarta-feira (10) e é voltado para a prevenção de incêndios diante do risco de fogo iminente, principalmente no Pantanal.  

Entre as ações de prevenção, foi instituída a realização de queima prescrita em propriedades com acúmulo de biomassa e potencial perigo para risco de fogo. Os dados técnicos fornecidos pelo SIFAU foram fundamentais na tomada de decisão do Governo do Estado, para identificar as 140 propriedades rurais que devem passar pela técnica, que contará com acompanhamento do Corpo de .  

A diretora executiva da Wetlands International no Brasil, Rafaela Nicola, afirma que o uso do SIFAU nesta tomada de decisão importante corrobora o objetivo pelo qual o sistema foi criado. “Desenvolvemos o SIFAU, por meio do Programa Corredor Azul e em parceria com o LASA para atuar nas ações de manejo integrado do fogo no Pantanal e vemos que a ferramenta já desponta como sendo de grande utilidade para a conservação, principalmente por estar embasada em parâmetros e medidas ambientais, que auxiliam a interpretar os riscos de incêndios”, afirma.  

Coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), Dra. Renata Libonati, afirma que o SIFAU foi desenvolvido justamente com esse intuito de fornecer informações confiáveis para tomada de decisão em relação ao manejo integrado  do fogo. 

Sobre o SIFAU 

O Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (SIFAU) é uma parceria entre a Wetlands Internacional e o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do (UFRJ), com apoio do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) coordenado pelo Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (NEFAU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Programa Corredor Azul 

Idealizado pela Wetlands International para ser desenvolvido no intervalo de 10 anos, 2017-2027, o Programa Corredor Azul (PCA) tem o objetivo de proteger a biodiversidade e garantir a conectividade de pessoas, natureza e economias em um território transfronteiriço, que abrange três grandes áreas úmidas do Sistema Paraná-Paraguai, são elas: Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Financiado pela DOB Ecology, o nome do programa é uma alusão ao grande volume de água que circula dentro dessas importantes áreas úmidas da América do Sul. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Últimas Notícias

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos