Um sistema dotado de inteligência artificial é a nova ferramenta implementada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) visando combate a atos ilícitos e fraudes que possam ser cometidos por agentes internos ou externos. 

O MAC (Monitoramento Anticorrupção) irá atuar de forma preventiva 24 horas por dia no monitoramento e rastreio das bases de dados do órgão. A ferramenta de inteligência monitora os sistemas e analisa padrões de comportamento e suas operações sistêmicas que podem, por algum motivo excepcional, fugir do habitual.

O sistema é operado por técnicos do núcleo de inteligência, que monitora essas operações de risco, analisa os dados e, se necessário, gera relatórios detalhados para a apuração das áreas competentes.  

“É uma ferramenta inédita, de gestão de risco, monitorando todas as operações realizadas nos sistemas do Detran-MS, mostrando alterações de rotinas e desvio de padrões de comportamento”, explicou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

“Poderemos antecipar uma eventual denúncia de fraude, percebendo a quebra de rotina em tempo real, acionando o alerta para que nossos técnicos acompanhem mais a fundo as operações daquele determinado usuário”, completou.

Vale lembrar que apenas no ano passado, diversas denúncias de corrupção foram feitas em relação ao órgão. Em um dos casos, um gerente do Detran em Ponta Porã foi preso, além de servidor e despachante que tiveram pedido de prisão emitido, sob acusação de crimes contra a administração pública.

Em outro caso e após investigação, o ex-gerente da unidade de Rio Negro, Gênis Garcia Barbosa, se tornou alvo da Operação Miríade, com indícios do envolvimento em atos de corrupção e riscos dele atrapalhar investigações, tendo inclusive um mandado de prisão expedido contra ele.