Sete municípios em Mato Grosso do Sul devem receber novas unidades básicas de saúde

As novas unidades serão instaladas em Caarapó, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ponta Porã e Ribas do Rio Pardo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Anúncio do Governo Federal é de 500 novas unidades de saúde em todo o País (Divulgação, Prefeitura de Campo Grande)

Sete municípios sul-mato-grossenses devem receber a construção de UBS (Unidades Básicas de Saúde). O anúncio foi feito pelo Governo federal, que publicou na última quarta-feira (24), portaria em que dispõe sobre a construção de 500 unidades em todo o País, com investimentos de R$1,1 bilhão como parte do Novo PAC Saúde.

Segundo a Secretaria Atenção Primária, além das 500 propostas cujas formalizações foram concluídas, outros 1.048 pedidos de construção de UBSs já estão com seus processos iniciados junto à área técnica responsável. Dessa forma, há possibilidade que outros municípios de Mato Grosso do Sul sejam contemplados.

As novas unidades básicas de saúde serão instaladas em Caarapó, Chapadão do Sul, Coxim, Dourados, Iguatemi, Ponta Porã e Ribas do Rio Pardo.

Agora, os estados e municípios selecionados para receber obras ou equipamentos do Novo PAC, eixo Saúde, estão em meio ao cumprimento de nova etapa obrigatória: o preenchimento da proposta de formalização. Informações adicionais e documentos complementares devem ser apresentados online, no site do InvestSUS, até o dia 10 de maio.

Durante a fase de inscrições, que ocorreu entre os meses de outubro e novembro de 2023, os entes federados puderam optar por apresentar alguns documentos posteriormente, desde que assinassem declaração com este compromisso. Na etapa atual, é chegado o momento da apresentação, por exemplo, de fotos dos terrenos e – para alguns tipos de obra – da aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único de Saúde (SUS). A cada proposta formalizada, as equipes técnicas verificam os documentos, habilitam e encaminham para publicação em portaria.

A expectativa da pasta é que o empenho dos recursos do Novo PAC Saúde para todas as 2.125 obras e os 937 equipamentos, de todas as dez modalidades previstas, esteja pronto até 30 de junho, e que os primeiros repasses sejam feitos ainda em 2024.

Conteúdos relacionados