Sessão solene realizada nesta quarta-feira (26), em , a 429 quilômetros de Campo Grande, encerra os dois dias de programações em comemoração aos 150 anos da Comarca do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), na cidade, a mais antiga do Estado. A solenidade contou com a presença de representantes do Judiciário e do legislativo.

O evento foi realizado no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, na região central do município. Estiveram presentes: o presidente do TJMS, o desembargador Sérgio Fernando Martins; presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Maria Lós; vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha; presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mansour Karmouche; prefeito de Corumbá, Marcelo Aguilar Iunes (PSDB); entre outros representantes do poder judiciário e legislativo.

(Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

O presidente do TJMS comentou sobre a celebração dos 150 anos da comarca. “Nesse acervo histórico foi possível encontrar muitas relíquias, processos do século XIX e cronograma de automatização desde esse período. Esse é um marco sesquicentenário e mostra que estamos na busca constante por aprimoramento”, comentou.

Neste último evento, magistrados que prestaram serviços relevantes receberam homenagem especial. A solenidade também contou com a apresentação do coral Bem-te-vi, formado por crianças, o que despertou a atenção do presidente do TJMS. “São elas que estarão aqui para celebrar o bicentenário”, observou.

Relíquias foram relembradas durante solenidade (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Algumas das mudanças ocorridas na Comarca ficaram marcadas e foram destacadas neste último dia de celebração, entre elas: a automatização do Sistema do e-Saj, em 2000; pedra fundamental do Novo Fórum de Corumbá, em 2005, onde atualmente funciona a sede da Polícia Civil da cidade.

Durante o evento também destacaram que em 2008 houve a inauguração do prédio próprio da Comarca, que atualmente conta com juizados especiais. Ao todo são 6 varas e, entre elas, a Vara de Fazenda e Registros Públicos, que ganha destaque pela demanda de fazendeiros na região.

Para finalizar o evento, o vice-governador do Estado, Barbosinha, entregou uma mensagem do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB). O bilhete foi colocado dentro de uma cápsula do tempo que será aberta apenas em 2.074, quando a comarca celebrará o bicentenário.

(Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)