Servidores do INSS de Mato Grosso do Sul aderem à greve nacional
Há servidores paralisados desde o dia 10 de julho, conforme o início do movimento de greve nacional
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em assembleia realizada pelo Sintsep-MS (Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Mato Grosso do Sul), na noite desta quinta-feira (18), os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiram aderir à greve nacional. Conforme divulgado, os servidores reivindicam a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
Segundo o diretor do Sintseo, Roosevelt Lunas, há servidores paralisados desde o dia 10 de julho, conforme o início do movimento nacional.
“Houve a deflagração, mas não quer dizer que tudo deva parar de imediato. A Previdência está remanejando profissionais para agências afetadas pela greve. No Estado, ainda iremos definir o comando de greve por meio de eleição”, informou Roosevelt.
Na próxima terça-feira (23), o comando de greve deve se reunir e organizar as estratégias de mobilização, visitando as agências para paralisar as atividades do INSS.
Pautas prioritárias dos servidores de MS
- Carreira do Seguro Social como Carreira Estratégica (Típica de Estado);
- Alteração do nível de Ingresso para Técnico do Seguro Social para Nível Superior;
- Cumprimento do Acordo de Greve de 2022;
- Manutenção do Tele Trabalho, uma vez que o Presidente do INSS vem falando em extinguir o mesmo;
- Incorporação da Gdass ao VB.
Segundo o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), há espaço para apresentação de uma contraproposta desde que limites orçamentários não sejam ultrapassados.
Mobilizada e em greve em algumas agências pelo Brasil, a categoria deverá fazer o trabalho de debate e apresentar resposta ao MGI em breve.
Como ficam alguns serviços
A superintendência regional do INSS orienta aos cidadãos e cidadãs que mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site gov.br/meuinss. É possível ainda ligar na Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
“Podem utilizar esses meios os cidadãos e cidadãs que necessitarem de algum serviço do INSS, como, por exemplo, requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária, entre outros”, informou ao Midiamax.
O INSS orienta aos segurados e seguradas o uso do Atesmed nos casos de atendimento pericial, visando auxílio-doença com afastamento de até 180 dias.
Nos casos de perícia médica já marcada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para Atestmed. Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS.
A reportagem acionou o Sintsep para mais detalhes sobre os serviços prestados em MS, mas não houve resposta até a publicação. O espaço permanece aberto para acréscimo de informação.
Greve nacional
As tratativas acontecem em meio ao anúncio de greve de servidores do INSS, feito pela Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social).
A Federação orientou os Estados a organizar os Comandos Estaduais de Greve, bem como, que enviem representantes para Comando Nacional. Além disso, informou que haverá atividades em Brasília, com previsão para o final da segunda quinzena de julho e início de agosto.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Ex-miss apontada como membro de quadrilha que usava moradores de rua para estelionato é indiciada
Quadrilha usava dados de pessoas em situação de rua para a compra de celulares e revenda em Campo Grande
Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens
Dados do 3º trimestre do ano foram divulgados pelo IBGE
Após fala de CEO do Carrefour, governadores se posicionam contra veto da rede à carne do Mercosul
Apesar de a medida valer apenas para as lojas localizadas na França, caso gerou indignação no Brasil
Castramóvel terá dois pontos de atendimento gratuito em Campo Grande neste sábado
A equipe passará pelo bairro Aero Rancho e Shopping Bosque dos Ipês
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.