Pular para o conteúdo
Cotidiano

Seringueira gigante é ‘removida’, mas rua de Dourados segue parcialmente interditada

Retirada parcial exigiu mais de 48 horas de trabalho logístico que contou com apoio do Exército
Marcos Morandi -
Trecho continua sem tráfego de veículos (Fotos: Marcos Morandi, Midiamax)

O tráfego na rua dos Missionários, esquina com a João Vicente Ferreira, em , segue parcialmente interditado. Depois da orça tarefa, que inclui o apoio do exército com máquina, o tronco gigantesco da seringueira foi apena colocado na calçada que é ampliada.

Parte do asfalto está danificada. Para liberar a circulação de veículos, a Semur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) deve retirar alguns resíduos e ainda colocar cascalhos até que seja feito um novo recapeamento, conforme apuração do Jornal Midiamax.

A reportagem também foi informada que uma máquina de grande porte seria trazida ainda nesta sexta-feira (6), mas a empresa que seria contratada, recusou o serviço.

Desde terça-feira (3), equipes da Defesa Civil, Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), Corpo de Bombeiros, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), e o Exército trabalharam intensamente na remoção, utilizando motosserras, guindaste e outros equipamentos pesados.

O veículo que estava estacionado no local e que ficou debaixo do tronco também foi removido. Os lagos e parte do tronco que pode ser cortado, foram levados para o aterro sanitário.

 A área ao redor do local onde a árvore estava plantada, permanece sinalizada para garantir a segurança dos pedestres e motoristas, até que a via seja totalmente liberada.

Prejuízos ainda incalculáveis

Cinco carros e duas casas foram total ou parcialmente destruídos pela queda da árvore no bairro Paulista, região central de Dourados. Os prejuízos ainda serão calculados, considerando que deve levar dois dias para que a árvore seja retirada do local.

Totalmente destruído, um veículo Voyage não tinha seguro. Além dele, um Citroen também foi completamente destruído e três caminhonetes sofreram danos. A do bairro foi suspensa para a retirada da árvore.

A motorista do Voyage, de 20 anos, contou que havia estacionado embaixo da árvore há apenas 20 minutos, quando ouviu o barulho da queda.

Moradores tinham autorização para remoção

Documento do Instituto de Meio Ambiente de Dourados, de março de 2023, autoriza a retirada da árvore, mediante ao cumprimento de várias exigências. No documento, explica que a árvore da espécie seringueira, teve seu tombamento revogado em dezembro de 2021.

O documento afirma que os motivos para a retirada se enquadram em lei, o requerente se comprometeu ao plantio de muda no local e pagamento de compensação ambiental. A autorização tinha prazo de 180 dias e expirou em setembro de 2023.

Em abril deste ano, ofício assinado pelo secretário municipal de Governo, Wellington Henrique Rocha, mostra que a retirada da árvore foi “inserida no cronograma de trabalho da secretaria”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Papa francisco

Papa Francisco visita Basílica de Santa Maria antes da Semana Santa

Confira quais unidades de saúde funcionarão nesta semana em Nova Andradina

Oscar terá nova categoria em 2028 para homenagear o trabalho dos dublês

imposto de renda

Em MS, 180 mil contribuintes já declararam Imposto de Renda

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Fundação de Cultura repassa R$ 6 milhões para Festival América do Sul

Em meio à CPI, Câmara institui membros da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

Últimas Notícias

Cotidiano

Prazo para garantir desconto de 30% no IPTU termina em 12 de maio em Corumbá

Pagamento à vista garante desconto de quase um terço no tributo

Esportes

Inter renova com Roger Machado até 2026: ‘É uma alegria seguir no projeto’

Com 43 jogos no comando colorado, Roger soma 24 vitórias

Sem Categoria

Katy Perry vai ao espaço com tripulação 100% feminina em missão histórica

Na próxima segunda-feira (14), a cantora Katy Perry fará história ao integrar a primeira missão espacial com tripulação exclusivamente feminina promovida pela Blue Origin, empresa de turismo espacial fundada por Jeff Bezos. A bordo da cápsula New Shepard , batizada em homenagem ao astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a viajar ao espaço , Perry … Continued

Polícia

Adolescente baleado por homens encapuzados morre na Santa Casa

A vítima foi baleada no rosto